Mais veículos sendo utilizados pelas pessoas significam necessidade de garagem maior, com melhor segurança e gerenciamento eficiente, dentro e fora do prédio. Atualmente, é comum ver engarrafamento nas garagens dos empreendimentos ou mesmo ter dificuldades para se conseguir estacionar. E dificuldades de acesso apenas contribuem para a deterioração da imagem do empreendimento. Além do stress, isso não é nada sustentável, já que veículos parados esperando por uma vaga contribuem para a emissão de gases poluentes na atmosfera. O trânsito nas ruas também se torna cada vez mais intenso e, sem dúvida, ninguém sai ganhando. Grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, têm sofrido com a falta de vagas ou com serviços deficientes na área. Por isso, é necessário conhecer todos os aspectos que envolvem esse tipo de gestão, a fim de oferecer um desempenho seguro e eficaz na área. Para estacionar tantos carros, e com qualidade, é preciso estabelecer um projeto que contemple aspectos como a quantificação das vagas necessárias ao empreendimento, a facilidade de acesso aos usuários externos e condôminos, redução de custos de operação e utilização da ociosidade. Quanto ao cliente final, o planejamento que envolve atendimento rápido (equipamentos, manobrista, self parking), facilidade de acesso (controle do prédio), pós-atendimento eficiente, meios de pagamento (crédito e débito), entre outros, deve ser realizado para evitar complicações e garantir a excelência. Contudo, uma opção que tem se tornado tendência em muitos empreendimentos é terceirizar o estacionamento. A parceria, se realizada com idoneidade e segurança, pode render bons resultados, gerando satisfação garantida ao usuário final. No entanto, a empresa que oferece o serviço deve ser de confiança, já que muitos locais recebem reclamações devido ao despreparo dos funcionários, mau funcionamento dos equipamentos, e até casos mais graves, como a violação e furto de objetos no carro. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (SINDEPARK), Marcelo Alvim Gait, a afiliação ao órgão é muito importante para que seja realizada a contratação do serviço. "Isso é fundamental, pois o SINDEPARK é o único órgão estadual que controla a categoria. Nesse sentido, tem o Selo de Qualidade, que define procedimentos e obrigações mínimas que o estacionamento deve oferecer aos usuários, como seguro, piso adequado, funcionários registrados e treinados, entre outros. As empresas afiliadas ao SINDEPARK já cumprem um requisito. Se ela não participa de atividade alguma, não pode prestar o mesmo serviço de quem conhece a legislação", afirma. Vale lembrar que nem todas as empresas afiliadas ao Sindicato de fato possuem o Selo, já que ele é voluntário. No portal eletrônico da entidade existe uma lista com todos os critérios analisados para se obter a certificação, que envolvem também responsabilidade social e os colaboradores.
Para as empresas que desejam obter o Selo, obviamente é essencial investir nas áreas de tecnologia, segurança, treinamento e procedimentos. A partir daí já é possível perceber como a certificação faz diferença. O Sindicato ainda oferece treinamentos periódicos e sistemáticos a fim de preparar supervisores, manobristas e encarregados. Os cursos são ministrados por profissionais com foco específico no atendimento ao cliente, destaca Marcelo Gait. Outro diferencial é que o Selo é evolutivo, ou seja, para manter a qualificação é necessário comprovar a política constante de melhorias no serviço.
Outra dica importante é que, antes da contratação, a administradora conheça as instalações da empresa. Analisar os procedimentos utilizados, a supervisão, o atendimento direto ao usuário e o treinamento dos funcionários facilita no momento da parceria. Dessa forma, o gestor avalia qual o melhor estilo para o serviço no seu empreendimento.
Benchmarking com o mercado
Para apresentar e discutir soluções na área, em novembro de 2011 foi realizada em São Paulo a feira e conferência Expo Parking. O programa recebeu especialistas do Brasil, Estados Unidos e Europa, e também cases de empresas líderes no segmento. Uma das pautas abordadas trata dos dois grandes eventos que o País irá sediar nos próximos anos, a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), e como é necessário estar atento às novidades do mercado para suportar a forte demanda que virá. "Entre as soluções apresentadas, foi interessante perceber como opera o Aeroporto de Houston", destaca Marcelo Gait. A estrutura desse estacionamento, que possui mais de 25.000 vagas, além de cada terminal ter seu próprio parque de estacionamento, é gigante. "Eles demonstram uma preocupação extra com o cliente, e é interessante trocar essa experiência com eles." A próxima edição da feira acontece em novembro deste ano.
Grupos brasileiros comprometidos em oferecer o melhor serviço também realizam benchmarking com empresas de outras nacionalidades. Algumas observações apontam para empresas da Itália, Japão e Espanha, que têm investido na automatização das garagens. A vantagem é que elas podem ser adaptáveis a diferentes projetos de arquitetura, também precisam de menos ventilação e iluminação, além de reduzir os custos com o pessoal. O grande destaque é na multiplicação das vagas sem a necessidade de investimentos na estrutura do empreendimento. Cidades como Berlim já estão tão avançadas que carros dos moradores de alguns edifícios podem ser estacionados na sacada do apartamento.
Estacionamento verde
Outra dica antes da contratação para terceirizar os serviços no estacionamento é a sustentabilidade. É possível deixar o estacionamento mais verde escolhendo empresas que unam essas qualidades, como uso de bicicletários e vestiários, entrada sem tíquetes e postos de recarga para carros elétricos. O objetivo é gerar um excelente custo-benefício ao cliente final. E ao cliente corporativo, receita e atendimento com qualidade. Então, procurar uma empresa que esteja em dia com a legislação, que conheça e invista em novas tecnologias de maneira sustentável é sinal de um serviço de qualidade no estacionamento.
Fonte: Revista Infra-SP, fevereiro de 2012