Os caminhoneiros são os que passam pelas provas mais difíceis na hora de tirar carteira de habilitação, mas no teste feito em um simulador em São Paulo a maioria deles foi reprovada. Ao todo, 80% deles se envolveram em acidentes durante a simulação; 40% atropelaram um pedestre; 15% bateram ao entrar na pista; e 7% colidiram ainda no pátio de manobras.
Entre os erros mais comuns, velocidade muito acima ou muito abaixo do limite; postura incorreta do motorista, como, por exemplo, dirigir com apenas uma das mãos; e não usar o cinto de segurança. O resultado está nas estradas. "Normalmente se ele se envolver com um carro pequeno, ele vai se sair bem, mas com os grandes pode ser fatal", alerta o instrutor João Carlos Alves.
Em muitos casos, os acidentes se tornam ainda mais graves porque os motoristas não respeitam uma regra básica de trânsito: manter uma distância de segurança em relação ao veículo da frente.
Ao contrário do que se vê, o bom senso deve orientar o motorista. Na cidade, a 50 km por hora, ele deve ficar no mínimo a dois carros de distância do veículo da frente. Na estrada, essa distância passa a ser de quatro carros, no mínimo. Ela deve aumentar com o carro carregado, na chuva, à noite ou quando o motorista pisa demais no acelerador.
Quase 500 caminhoneiros profissionais testaram o simulador de direção e 35 bateram ainda no pátio de manobras.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 24 de março de 2011