Pelo projeto, a restrição será aplicada de acordo com as placas. Nas segundas-feiras, veículos com placas de finais um e dois ficariam proibidos de rodar; terças-feiras seria a vez dos finais três e quatro; nas quartas-feiras finais cinco e seis; quinta-feira placas com final sete e oito e as sextas-feiras os carros com finais nove e zero ficariam parados.
O trânsito ficaria liberado aos sábados, domingos e feriados. Ônibus, motos, táxis, transporte escolar, guinchos, viaturas e ambulâncias não entrariam no rodízio.
Reduzir o número de carros pode até ser uma solução, mas quem entende do assunto garante que de nada adiantaria isso se não houver alternativas para o motorista, como um sistema de transporte público eficiente. "Nenhuma política para restringir a circulação de automóveis funciona se não tiver uma maneira alternativa para as pessoas que utilizam os carros se locomoverem. Portanto, essas políticas devem estar associadas ao investimento de transporte público", indica Paulo César Marques, professor de engenharia de trânsito da UnB.
No DF as vias mais congestionadas são de responsabilidade do DER, mesmo assim o Detran já se mostra a favor do rodízio. De acordo com o departamento, o sistema deve desafogar também os estacionamentos públicos.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 25 de março de 2011