Jorge Hori*
Mesmo nas áreas mais densas da cidade existem terrenos vagos que são usados para estacionamentos funcionando como válvula de escape, que viabilizam o acesso a essas áreas, seja para fins de trabalho, como do comércio varejista, ainda para a alimentação externa e para o entretenimento.
Ao longo do tempo esses terrenos vão sendo ocupados pela construção de novos edifícios que - do ponto de vista da oferta de vagas - pouco alteram, mas geram uma demanda adicional, às vezes superiores à oferta. Quem perde as vagas é o destinatário anterior à região. Um dos principais impactos seria - em tese - aos restaurantes e locais de entretenimento atendidos por serviços de valet. Em tese porque esses serviços, legalmente, não podem estacionar os veículos atendidos nas portas dos estabelecimentos nas vias públicas. O que não ocorre na realidade, sem uma adequada fiscalização que reprima essa prática.
Mas uma pergunta que cabe fazer é por que esses terrenos continuam vagos e usados para estacionamentos?
Em geral, porque têm pendências que impedem a obtenção da licença para a construção.
Essa pendência pode ser de natureza particular e familiar. São espólios com conflitos familiares. Na falta de acordo, o imóvel fica vazio. A locação para estacionamento gera renda, no mínimo, para o pagamento do IPTU. Em alguns casos com alta renda, diante dos preços praticados na região.
Uma outra pendência é de passivos ambientais. Que afeta, principalmente, áreas que foram ocupadas por postos de gasolina, assim como antigas áreas industriais.
Ao apresentar o projeto de ocupação da área, o proprietário precisa apresentar a condição ambiental, isto é, a existência ou não de passivo ambiental. Em havendo, precisará investir para eliminá-lo. Esse investimento pode inviabilizar o seu uso.
Nesse caso, não há interesse de compradores. E o proprietário prefere deixar como está. Para poder pagar os tributos, alugam para estacionamento. No conjunto, não serão ocupados em curto prazo.
*Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica do Sindepark. Com mais de 40 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.
Outras matérias da edição
Em cinco anos, lentidão em SP será contínua (19/05/2008)
Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo, pesquisa realizada na cidade de São Paulo pela Fundação Dom Cabral, de Minas, entre 2004 e 2007, mostra que o período de lentidão da manhã e do horário (...)
Secretário z que SP não "trava" até 2013 (20/05/2008)
O secretário dos Transportes de São Paulo, Alexandre de Moraes, questionou o estudo da Fundação Dom Cabral, de Minas, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo dia 19, que indica que em 2013 haverá u (...)
O setor exige soluções sustentáveis (20/05/2008)
A Gazeta Mercantil analisa os sucessivos recordes de congestionamentos nas grandes cidades brasileiras como resultado de um modelo de desenvolvimento e urbanização que privilegia o transporte motoriza (...)
Falta de plano agrava o trânsito (15/5/2008)
O Diário do Nordeste publica análise do arquiteto e consultor Fernando Faria Bezerra, segundo o qual o caos no trânsito de Fortaleza é conseqüência da falta de planejamento urbano e investimentos que (...)
O congestionamento chegou ao céu de São Paulo (20/05/2008)
Carolina Juliano revela, em reportagem para o UOL Notícias, que, em meados de 2004, Roberto Yugi, de 38 anos, levava a metade do tempo do que leva hoje para ir de Carapicuíba, na Grande São Paulo, até (...)
Motoristas se irritam com novas regras da Zona Azul (13/05/2008)
Olga Leiria constata em reportagem para a Folha de Londrina (PR) que muitos motoristas não sabiam das novas regras que começaram a valer dia 12 na Zona Azul. Caiu a tolerância de 15 minutos e é proibi (...)
CET de marcha a ré (21/05/2008)
Desde o início do mês, 1.740 marronzinhos e técnicos da CET circulam pelas ruas da cidade pendurados ao celular, relata a revista Veja São Paulo. Os novos aparelhos - que custaram ao todo R$ 624.000,0 (...)
Ritmo acelerado para receber pedágio (19/05/2008)
Uma série de obras emergenciais começa a dar nova cara às rodovias Fernão Dias (BR-381) e Régis Bittencourt (BR-116), leiloadas no fim do ano passado pelo governo federal. É que até 15 de agosto as ro (...)
Pedágios serão construídos na Régis e Fernão as (17/05/2008)
Nas Rodovias Régis Bittencourt e Fernão Dias serão construídas seis e oito praças de pedágios, respectivamente, em setembro deste ano. O diretor financeiro e de relações com investidores da concession (...)
Prefeitura de São Paulo define novos horários para caminhões (13/05/2008)
Com um decreto publicado dia 13 no Diário Oficial da Cidade, a Prefeitura de São Paulo normatizou os horários de circulação de caminhões. As medidas passam a valer a dia 30 e estipulam, de forma geral (...)
CET implanta projeto de segurança viária (15/05/2008)
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está monitorando o trânsito na região da Praça da Árvore, Zona Sul de São Paulo, para implantação de um projeto de segurança que visa melhorar as condições n (...)
Radares noturnos podem ser desligados (16 de maio de 2008)
Foi aprovado dia 15, pela Assembléia Legislativa, um projeto de lei do deputado Jorge Babu, que propõe o desligamento dos radares e lombadas eletrônicas entre as 22h e 6h, em todo o Estado do Rio de J (...)
Área pública na Zona Leste vira estacionamento de vans (16/05/2008
A Prefeitura de São Paulo cedeu um terreno de cerca de 4.000 m2 na Vila Matilde (Zona Leste) à Associação Paulistana de Condutores de Transporte Complementar da Zona Leste, que pretende utilizá-lo com (...)
CET tem apenas um agente para cada 6.288 veículos (13/05/2008)
A cidade de São Paulo conta hoje com apenas 965 fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) nas ruas que comportam uma frota de 6,07 milhões de veículos. Segundo veiculou o site Maplink, co (...)
Mil buracos "nascem" ariamente em São Paulo (13/05/2008)
Tapar buracos deve ser uma tarefa complicada em São Paulo. Em média, a cada um minuto e meio, um buraco é aberto na capital paulista. Por dia, 1.000 deles estouram pelas ruas e avenidas devido ao trân (...)
Sacrifício para estacionar (11/05/2008)
Veículos sobre calçadas e canteiros, filas de carros "soltos" fechando os que já estão estacionados e uma tensa disputa de mercado - entre guardadores de carro e uma empresa - para "administrar" um es (...)
Campanha em defesa dos caminhões já está na rua (15/05/2008)
Na tentativa de retirar o rótulo de "vilão do trânsito", o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp) lançou ma campanha em defesa da mobilidade urbana na cidade, c (...)
US$ 2,5 bi para rodovias (15/05/2008)
Uma comitiva do Banco Mundial esteve dia 14, reservadamente, com o diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit, sucessor do DNER), Luiz Antônio Pagot. Em pauta, linhas de c (...)
Kassab admite pressão para aliviar restrição a caminhão (14/05/2008)
Segundo notícia da Folha de S. Paulo, o prefeito Gilberto Kassab reconheceu, dia 13, ainda que com outras palavras, a pressão de entidades para aliviar as restrições à circulação de caminhões no Centr (...)
Estacionamento vertical do Brasil para o Peru (14/05/2008)
Conforme noticiou o jornal O Globo, a empresa brasileira Easy Parking levou para o Peru seu know-how em estacionamentos verticais. Está instalando mil vagas em prédios comerciais, públicos e residenci (...)
Motorista desce escada de préo por engano em SP (14/05/2008)
O motorista de um Toyota Corolla errou a entrada do estacionamento de uma agência bancária e desceu a escadaria de um prédio da Avenida Paulista, dia 14. O veículo foi cercado por dezenas de pessoas, (...)
Engenheiros sugerem como reduzir o tráfego nas metrópoles (13/05/2008)
Com o crédito fácil, 2 milhões de brasileiros compraram carros novos nos últimos 12 meses, muitos atraídos pela possibilidade de fugir da má qualidade do transporte coletivo. Para dar espaço a esses n (...)
São Paulo é a 23ª mais importante na realização de eventos internacionais (12/05/08)
São Paulo é um dos mais importantes destinos de eventos internacionais, ocupando o 23º lugar no ranking geral, com 61 eventos realizados, sendo que o Brasil está no 8º lugar, segundo o Internacional C (...)
Leasing supera créto ao consumidor na venda de veículos (09/05/2008)
A venda de veículos por leasing representou mais de um a cada três carros novos comercializados no primeiro trimestre de 2008. De acordo com o levantamento da Associação Nacional das Empresas Financei (...)