Para Tammy Allersdorfer, gerente de desenvolvimento institucional do GRAAC, o mercado está muito mais participativo com as doações, apesar da quantidade de instituições. "A consciência do empresariado, assim como a da sociedade, aumentou. Acredito que o maior impacto e garantia para se ter uma boa captação de recursos é a transparência e a credibilidade. Hoje, as empresas parceiras exigem um nível de controle e resultado da instituição. Não existe mais o conceito de caridade, mas sim de investimento social e qual resultado isso pode trazer para a empresa, instituição e sociedade", afirma Tammy.
Os modelos mais utilizados para a captação de recursos são as parcerias com o setor privado. Além do McDonalds, o GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer) tem como parceiros o restaurante Outback, Café do Ponto e o SINDEPARK, com o qual realiza a campanha Manobra da Alegria, entre outros. O grupo conseguiu chegar num patamar em que os financiadores o procuram. Com o setor privado, a instituição também realiza eventos, jantares e corridas oficiais para arrecadação de recursos.
Fonte: Revista Fornecedores Hospitalares (SP), setembro de 2007