"O objetivo é estimular a circulação e operações de carga e descarga dos caminhões das 7h às 9h. É um esforço para a redistribuição de viagens e para evitar que as entregas sejam feitas às 10h, por exemplo. O maior uso da zona azul nessas áreas começa às 9h", frisa Roberto Scaringella, presidente da CET. Mas a medida é considerada ineficaz por Francisco Pelucio, presidente do Setcesp, sindicato que reúne as transportadoras paulistas. "O trânsito é terrível nesse horário", afirma.
As áreas de zona azul reservadas aos caminhões estão concentradas nas chamadas ZMRC (Zonas de Máxima Restrição à Circulação), que prevêem limitações de horário e tamanho dos caminhões. A situação é agravada pela nova legislação municipal, que entrará em vigor nas próximas semanas e vai ampliar a área de restrição aos veículos de carga maiores, aumentando a abrangência de 11,5 km2 para 24,5 km2.
Fonte: Folha de S. Paulo (SP), 4 de outubro de 2007