O incentivo a programas sociais no meio empresarial está ganhando uma consistência cada vez maior, distanciando-se da mera visão marqueteira para focar essencialmente o benefício da população carente. Esse conceito tem uma máxima: ação gera reação. Ou seja, a ação empresarial planejada e com real interesse provoca uma reação positiva originada no desenvolvimento social e que reflete na própria economia da organização, cujo prestígio é naturalmente elevado. Assim, forma-se um círculo positivo alimentado pela consciência social, com vantagens para todos os protagonistas.
Essa nova atitude no universo das instituições tem levado a um grande desenvolvimento da qualidade dos projetos sociais, graças ao apoio de entidades como o Sindepark, que já reúne experiências consolidadas.
As empresas que compõem o Sindepark escolheram esse caminho de ação social planejada e mantêm uma bem-sucedida parceria com a Prefeitura da capital paulista, por exemplo. Junto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, participa da campanha "Dê mais que esmola. Dê futuro", uma das ações municipais para erradicação do trabalho infantil na cidade. Fazendo de seus estacionamentos verdadeiros pontos de arrecadação, divulgação e incentivo à participação no programa, as empresas associadas vêem com satisfação a conquista de resultados tão significativos. Em dois anos e quatro meses, 2.940 crianças e adolescentes foram retirados do trabalho infantil urbano (pedindo esmola ou vendendo bugigangas junto aos semáforos) e inseridas num novo contexto familiar e escolar.
O Sindepark mantém uma parceria com o GRAAC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, entidade que hoje alcança um notável índice de 70% de cura dos pacientes atendidos. Por meio do Dia da Manobra da Alegria, estacionamentos ligados ao Sindicato destinam à entidade 20% da renda obtida em um dia por ano com o atendimento a veículos avulsos. Nesta sexta edição do projeto, programada para 23 de outubro, estarão envolvidos 400 unidades de estacionamento e 2.800 funcionários.
A campanha Respira São Paulo - Operação Inverno, em parceria com a Cetesb, também integra essa mobilização de caráter social do Sindepark. Ela alerta os motoristas sobre os cuidados que se deve ter no inverno com os veículos, pois nesse período há um aumento da poluição do ar. A divulgação foi feita através da distribuição de mais de 500 mil folhetos explicativos - elaborados pela Cetesb - nas unidades de empresas associadas ao Sindicato.
O uso racional da água e da energia elétrica também foi tema de campanhas de conscientização do público usuário e dos próprios funcionários, que acabam se tornando agentes multiplicadores. Por intermédio dela, foram transmitidas informações, em 1 milhão de cartões postais, sobre consumo consciente, a importância da água e a contribuição das pessoas para diminuir o impacto negativo no meio ambiente.
A proximidade com o público permite às empresas associadas ao Sindepark um trabalho de conscientização voltado para o exercício da cidadania no seu sentido mais amplo. As mudanças conjunturais de que tanto necessitamos nascem da mudança da postura individual.
ROBERTO NAMAN
VICE-PRESIDENTE DE COMUNICAÇÃO DO SINDEPARK