Conforme noticiou a Agência Estado, no caso das motos, 28,6% da frota esperada com placa final 2 realizou a inspeção, e, deste total, 28% foram reprovadas na primeira inspeção. Entre os veículos a diesel, 47,2% realizaram a inspeção no prazo e 39% foram reprovados na primeira vistoria. Cerca de 65,7% dos ônibus com este final de placa passaram pelo procedimento, com 23,4% de reprovados na primeira inspeção.
De fevereiro a maio deste ano, já passaram pela inspeção veicular 653 mil veículos, com reprovação de 56,5%. No ano passado, no mesmo período, 281 mil passaram pela inspeção.
Outras placas
Os proprietários de veículos com final de placa 3 iniciaram o agendamento para passar pela inspeção no dia 1º de março e têm até o dia 30 de junho para passar pelo procedimento. Até agora, 25% dos carros com essa placa passaram pelo procedimento. No caso das motos com placa final 3, 14,2% passaram pela inspeção. Já os veículos a diesel que passaram pelo procedimento em maio somam 27,7%. No caso dos ônibus, 46% também passaram pela inspeção.
Os veículos com final de placa 4 também podem ser agendados para passar pela inspeção e têm até o dia 31 de julho para realizar o procedimento. Os veículos com placa final 5 e 6 já podem agendar a inspeção veicular acessando o site www.controlar.com.br. O prazo limite para realização do procedimento é até 31 de agosto.
Tarifas e multas
Os veículos com final de placa 1 e 2 que não realizaram a inspeção veicular dentro do prazo estão sujeitos à multa de R$ 550 se forem parados em blitze, além de terem seu licenciamento bloqueado. Para regularizar a situação, basta pagar a tarifa de R$ 56,44 e agendar a inspeção.
Fonte: Agência Estado, 14 de junho de 2010