Parking News

Na última semana, muita gente deve ter sentido em São Paulo algum desses sintomas: boca seca, falta de ar, irritação nos olhos, nariz, garganta. Eles são a ponta mais visível do excesso de poluição, agravado pelo tempo seco. Ou, mais especificamente, pelo material particulado ultrafino, as chamadas partículas inaláveis, da espessura de um quinto de um fio de cabelo, explica reportagem de o Estado de S. Paulo.
Para tentar mudar esse cenário, São Paulo será a primeira cidade do mundo a adotar os limites para poluição do ar recomendados pela Organização Mundial de Saúde. A nova determinação virá por meio de decreto assinado pelo governador Alberto Goldman até dezembro, e valerá em todo o Estado, começando pela capital.
O padrão será mais rígido e exigente que o atual, em vigor desde 1990. E deve implicar, além de novos requisitos para empresas obterem licenças ambientais, a aplicação de medidas mais extremas - como ampliação do rodízio de veículos sempre que o nível de poluição atingir índices críticos.
"As medidas estão sendo adotadas paulatinamente, como indica a queda dos níveis de poluição nos últimos anos. Mas, a partir dos novos padrões, o controle deve ser mais restritivo", explica Claudio Alonso, da Diretoria de Tecnologia, Qualidade e Avaliação Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Transporte
Para ter efeito, o novo padrão deve vir acompanhado de ações como a expansão dos meios de transportes públicos. Sem alterações na mobilidade, os novos limites não surtirão efeito e serão ultrapassados constantemente. Hoje, o tráfego nas maiores vias de São Paulo arrasta-se a 15 km/h. "É a mesma velocidade em que os bandeirantes andavam no século 18. Não é possível melhorar a qualidade do ar com tanta emissão nesse anda e para", explica Paulo Saldiva, coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP. Em São Paulo, 4 mil pessoas morrem por ano de doenças provocadas ou agravadas pela poluição.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 12 de junho de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Extorsão descarada (10/06/2010)

A cobrança por flanelinhas ou guardadores de carro pode virar crime com prisão, se vingar projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. A proposta prevê prisão de um a três anos para quem for ap (...)

Londres terá táxis "verdes" em 2012 (10/06/2010)

Um dos ícones da cultura britânica, o famoso táxi preto de Londres está perto de entrar para era dos combustíveis alternativos. Um protótipo movido a hidrogênio foi apresentado dia 6 de junho ao vice- (...)

Restrições aos caminhões (11/06/2010)

A Prefeitura de São Paulo ampliará as restrições à circulação de caminhões na capital, principalmente nas Marginais do Pinheiros e do Tietê e na Avenida dos Bandeirantes. A medida é necessária nestes (...)

Nova ponte reduz trânsito na Marginal (10/06/2010)

A inauguração de uma ponte sobre o Rio Tamanduateí pôs fim ao principal gargalo que incomodava os motoristas da Marginal do Tietê após o início da operação das novas pistas. Os trabalhos para a conclu (...)

Várias ruas não precisam de Zona Azul (09/07/2010)

No mapa de vias em que há previsão de instalação da Zona Azul, há ruas e avenidas em que o número de veículos estacionados parece não justificar a instalação do sistema rotativo de vagas. No trecho da (...)


Seja um associado Sindepark