A maior parte dos municípios que aderiram à sinaleira inteligente - como Cachoeirinha, São Leopoldo, Santa Cruz e Lajeado - destaca uma lista de vantagens, fazendo com que a tecnologia seja adotada por outras localidades. Segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Cachoeirinha, Luciano Ramos, o investimento de R$ 1,4 milhão nas sinaleiras está justificado. "Desde 2006, diminuímos em 83% o número de acidentes. No ano passado, registramos apenas dois atropelamentos", destaca.
Os 25 equipamentos instalados principalmente na Avenida Flores da Cunha têm programações diferentes. Para evitar que o motorista arranque antes do tempo, 22 deles não mostram a contagem no sinal vermelho.
Apesar de registrar um número cada vez maior de engarrafamentos, Porto Alegre ainda não aderiu às sinaleiras inteligentes. Conforme Thales Roberto Farias, responsável pela Equipe de Programação Semafórica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a Capital está finalizando os testes de um novo sistema: um sensor fixado no asfalto aponta quantos carros passam por segundo no local. Se o movimento estiver grande, o sinal verde permanecerá por mais tempo. Essa é a verdadeira sinaleira inteligente", afirma.
Fonte: Zero Hora - Porto Alegre (RS), 18 de abril de 2008