Parking News

Sem aviso, CET dobra faixas para bicicleta na av. Paulista

 bicicletinhaciclovia-158

Uma semana após a inauguração oficial da ciclovia da avenida Paulista,em São Paulo, a ciclofaixa de lazer na via foi ampliada. No domingo (5), em vez de uma pista fechada para carros em cada lado da avenida, havia duas. Ao todo, além da ciclovia no canteiro central, a Paulista ficou com quatro faixas para a circulação de carros e ônibus e quatro para a de bicicletas no período das 10h às 16h.

Não houve divulgação prévia sobre a ampliação do número de pistas da ciclofaixa. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que tomou a medida a partir das 10h porque havia sinais de que o público aumentaria na via. Por isso, técnicos resolveram ampliar o bloqueio antes da chegada de uma possível multidão.

Entre as 10h e as 13h, o movimento de veículos estava tranquilo.

A partir das 15h, o trânsito da avenida ficou intenso, principalmente no sentido Consolação. Às 16h, a ciclofaixa foi desmontada, como ocorre normalmente. "O trânsito no domingo tem ficado um pouco ruim aqui com a ciclofaixa. Também tive problemas com isso na avenida República do Líbano outro dia", disse Mariana Ferrari, 34, que saía de um estacionamento na rua Augusta. Foi a primeira vez que a prefeitura adotou o modelo de interditar duas faixas de cada lado da avenida. A CET afirmou que "o trânsito fluiu normalmente pelas faixas restantes da avenida e pelas vias paralelas, não apresentando grandes trechos de lentidão".

No feriado estadual de 9 de julho, na próxima quinta-feira, a companhia afirmou que decidirá o número de faixas fechadas de acordo com a necessidade do público. A prefeitura estuda fechar a avenida Paulista para carros todos os domingos, como ocorreu no dia da inauguração da ciclovia.

Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de julho de 2015

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

'Uber' de estacionamentos é bom para quem?

Por Jorge Hori* A Câmara de Vereadores de São Paulo decidiu, em primeira votação, proibir o uso na cidade do Uber, um aplicativo que permite ao usuário chamar um motorista particular cadastrado. Não (...)

O aplicativo Uber e os táxis

A aprovação pela Câmara Municipal, em primeira votação, por larga maioria 48 a 1 de projeto de lei do vereador Adilson Amadeu que proíbe o uso do polêmico aplicativo Uber, concorrente do serviço de tá (...)

Reservar vaga é prática ilegal (Santos)

A falta de lugar para estacionar veículos em ruas de Santos tem feito com que funcionários de condomínios, empreendimentos em construção e comércios posicionem cones e cavaletes para reservar vagas ao (...)

Uso de papéis da Zona Azul chega ao fim (CE)

Os motoristas que desejam parar na Avenida Beira-Mar devem ficar atentos às mudanças nas vagas. Desde dia 1º, o gerenciamento de estacionamento rotativo na área é realizado apenas por meio do aplicati (...)

Minha vaga, minha vida

Problemas envolvendo o uso da garagem são mais corriqueiros do que se imagina, tanto que estão entre as dúvidas mais recorrentes enviadas para a seção Cartas do Morar Bem. Selecionamos algumas delas e (...)


Seja um associado Sindepark