Uma semana após a inauguração oficial da ciclovia da avenida Paulista,em São Paulo, a ciclofaixa de lazer na via foi ampliada. No domingo (5), em vez de uma pista fechada para carros em cada lado da avenida, havia duas. Ao todo, além da ciclovia no canteiro central, a Paulista ficou com quatro faixas para a circulação de carros e ônibus e quatro para a de bicicletas no período das 10h às 16h.
Não houve divulgação prévia sobre a ampliação do número de pistas da ciclofaixa. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que tomou a medida a partir das 10h porque havia sinais de que o público aumentaria na via. Por isso, técnicos resolveram ampliar o bloqueio antes da chegada de uma possível multidão.
Entre as 10h e as 13h, o movimento de veículos estava tranquilo.
A partir das 15h, o trânsito da avenida ficou intenso, principalmente no sentido Consolação. Às 16h, a ciclofaixa foi desmontada, como ocorre normalmente. "O trânsito no domingo tem ficado um pouco ruim aqui com a ciclofaixa. Também tive problemas com isso na avenida República do Líbano outro dia", disse Mariana Ferrari, 34, que saía de um estacionamento na rua Augusta. Foi a primeira vez que a prefeitura adotou o modelo de interditar duas faixas de cada lado da avenida. A CET afirmou que "o trânsito fluiu normalmente pelas faixas restantes da avenida e pelas vias paralelas, não apresentando grandes trechos de lentidão".
No feriado estadual de 9 de julho, na próxima quinta-feira, a companhia afirmou que decidirá o número de faixas fechadas de acordo com a necessidade do público. A prefeitura estuda fechar a avenida Paulista para carros todos os domingos, como ocorreu no dia da inauguração da ciclovia.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de julho de 2015