Parking News

Conheça o Parkifi, um sistema que procura uma vaga para você estacionar

O Brasil tem mais de 45 milhões de automóveis – média de 4,1 habitantes para cada carro. Convenhamos que, nas grandes cidades, estacionar em lugares públicos não é uma tarefa fácil. Agora, imagine se existisse um sistema que apontasse em tempo real as vagas disponíveis no seu raio de localização. Um sistema que reduzisse seu tempo circulando, melhorasse o fluxo do trânsito e, de quebra, reduzisse a poluição e o desperdício de combustível. 

Ele existe – mas por enquanto só funciona em duas cidades dos Estados Unidos, Boulder e Denver, ambas no Colorado. A startup Parkifi, criada em fevereiro de 2014, criou um mecanismo que recebe dados em tempo real de sensores instalados em potenciais vagas de uma determinada área – no meio da cidade, estacionamentos de shoppings, arenas esportivas. Hoje já são 500 sensores espalhados pelas duas cidades.

“30% do trânsito da cidade que experimentamos é causado por pessoas procurando por um lugar para estacionar”, escrevem Ryan Sullivan, 30, e Rishi Malik, 31, os criadores da Parkifi, em seu site.  

Os dispositivos têm cerca de8 centímetrosde diâmetro. Eles são instalados sobre o meio-fio ou outras superfícies próximas do chão, sem a necessidade de perfuração, e alimentados por uma bateria que dura cinco anos. São os sensores magnetômetros responsáveis por detectar se a vaga está livre ao medir a alteração no campo magnético gerado por um veículo. A informação é enviada aos clientes imediatamente. Não é uma tecnologia nova, mas os criadores da Parkifi a transformaram em algo muito mais acessível – cerca de 90% mais barata do que os concorrentes. 

Paralelamente, a Parkifi oferece análises e tendências relacionadas à dinâmica de carros. A big data do fluxo de veículos em um estacionamento poderia, por exemplo, servir de base para aumentar ou diminuir o preço de acordo com dia, horário e condições climáticas.

Em seu site, os criadores afirmam que oferecem os sensores gratuitamente aos clientes. Cobra-se uma taxa mensal para utilizar os dados de análise em um dashboard.

De acordo com a CNN, nas próximas semanas a startup anunciará parcerias com duas “cidades de primeira linha” e também com uma grande operadora de shoppings na Califórnia e várias arenas esportivas.

Fonte: INFO Online/CNN, 29 de junho de 2015

Categoria: Geral


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