Considerando os dados do mês passado, em relação a abril, a lentidão ficou estável na Marginal Tietê (média de 9,9 km em abril e de 10,3 km em maio) e piorou na Marginal Pinheiros (de 6 km para 7 km, respectivamente).
Já a lentidão em toda a cidade caiu da média de 54,9 km, em abril, para 54 km no mês passado. Juntando abril e maio, a melhora foi de 21% na lentidão, em relação ao mesmo bimestre de 2009.
O rodízio de veículos implantado em São Paulo a partir de 1997 já não faz efeito na fluidez do tráfego. Antes da medida, a velocidade média no corredor formado pela Rua da Consolação e Avenidas Rebouças e Eusébio Matoso, das 17h às 20h, era de 17,5 km/h. Em 2009, os carros passaram a rodar no corredor com velocidade 33% menor, a 11,7 km/h, segundo um relatório da CET.
Isso significa que os carros já rodam numa velocidade menor que um atleta. O vencedor da Meia-Maratona de São Paulo deste ano, por exemplo, superou os pouco mais de 21 km em 1h05, numa média de 20 km/h.
Um dos motivos para a fluidez ter sido prejudicada pode estar no aumento da frota. Nos últimos 13 anos, ela cresceu 43,2%. Outro motivo está relacionado ao fato de muitos terem comprado um segundo carro para poder fugir do rodízio. Em pesquisa realizada em 2009 pelo Ibope, 21% dos entrevistaram disseram possuir dois carros. Além disso, o total de vias na cidade não cresceu de forma significativa nos últimos anos. No total, passou de 13 mil km, em 1976, para os atuais 16 mil km, uma evolução de 23%. l
Fonte: Destak (SP), 2 de junho de 2010