O objetivo, diz o secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, é corrigir distorções e reduzir custos. Um exemplo é o de Santana (zona norte), onde ele alega haver "sobreposição gigantesca" de linhas em rotas. Haverá também mudanças de trajetos por causa da implantação de novas linhas de metrô e monotrilhos.
Moraes já prevê alterações nas linhas do eixo Francisco Morato/Rebouças devido à linha 4-Amarela do metrô e também na região de MBoi Mirim e Santo Amaro, onde será construída uma nova linha de monotrilho.
O secretário, porém, diz que o total de 16 mil ônibus permanecerá o mesmo. "Não precisa aumentar o número de ônibus, até porque aumentando impacta o trânsito, mas não vamos diminuir. O que a gente vai fazer é espalhar mais", diz.
A decisão da prefeitura de remodelar todo o sistema de transporte ocorre no momento de renegociação dos contratos dos perueiros, que vencem em 17 de julho.
Os contratos foram assinados em 2003, na gestão Marta Suplicy. Para as empresas de ônibus foram dados dez anos de contrato. Para os perueiros, sete, podendo ser renovados por mais três. Para fazer a mudança, a prefeitura vai prorrogar por mais um ano os contratos dos perueiros e antecipar os das viações, que vencem em julho de 2013, primeiro ano de mandato do futuro prefeito.
Fonte: Folha de S. Paulo, 2 de junho de 2010