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As praças de pedágio mais novas das estradas estaduais de São Paulo terão reajuste de tarifa maior do que os pedágios mais antigos. Isso ocorre porque os contratos de concessão mais antigos, assinados na segunda metade da década de 1990, tinham como base para correção a variação do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O InfoMoney lembra que essas concessões incluem as rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Anchieta e Imigrantes.
Já os contratos mais recentes, celebrados no governo José Serra, usaram como indexador para reajuste o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
IGP-M menor que IPCA
A taxa a ser utilizada para os reajustes é o acumulado dos últimos 12 meses finalizados em maio. No caso do IGP-M, o acumulado fechou em 4,18%. O IPCA acumulado de maio de 2009 a maio de 2010, no entanto, será divulgado apenas na próxima semana, dia 9 de junho. Porém, se tomar como base o acumulado de abril (5,26%), pode-se esperar que os pedágios reajustados com base no índice oficial da inflação terão aumento de preço superior aos do IGP-M.
Segundo a Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), órgão que cuida das concessões das rodovias, o reajuste geralmente não reflete exatamente a taxa do indexador, pois o valor do pedágio precisa ser arredondado para facilitar o pagamento nas praças.
Os reajustes entram em vigor no dia 1º de julho e, de acordo com a Artesp, os novos valores das tarifas serão divulgados antes do final do mês.
Fonte: InfoMoney, 4 de junho de 2010

Categoria: Geral


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