De acordo com o presidente do Sindepark (Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo), Sergio Morad, houve apenas alterações pontuais nos preços da hora do estacionamento nas regiões onde houve supressão de vagas. "O aumento foi irrelevante", pontuou Morad.
Por outro lado, ele verificou um aumento na demanda pelas vagas particulares. "Basicamente aumentou a procura por mensalistas", afirmou.
Restrições
Para Morad, os preços podem subir mais para frente, mas apenas nas regiões afetadas pela medida da Secretaria. O órgão já promoveu mudanças nas regiões dos Jardins, Itaim Bibi, 25 de Março, Vila Olímpia e ao longo das avenidas Faria Lima e Hélio Pellegrino.
A ideia da reengenharia, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, é garantir o fluxo. Para o presidente do Sindepark, a medida é válida. Ele mora na região de Moema, último local a sofrer alterações, e garante que o fluxo de fato melhorou e que a aceitação é geral.
"Esse processo de extinção das vagas é gradual, benéfico e deve ter continuidade", considerou Morad. Segundo ele, em média, para estacionar o veículo em São Paulo por uma hora, os valores variam muito, de R$ 5 a R$ 15, dependendo da região e da estrutura do estacionamento.
Vagas vips
O presidente do Sindepark afirma ainda que as restrições impactarão de maneira ínfima a criação de vagas vips - aquelas que incluem serviços diferenciados, como vallets. Isso porque essas vagas existem em locais de grande estrutura, como em shoppings.
Ele não é contra as vagas diferenciadas. "Há demanda para esse serviço", diz. Para Morad, porém, o número desse tipo de vaga na cidade ainda é muito pequeno.
Fonte: site InfoMoney, 17 de maio de 2010