"Os aparelhos possibilitam que a comunicação entre os profissionais seja feita em todo o território da cidade, o que não era possível com os equipamentos antigos, analógicos e com mais de 15 anos de defasagem", disse o prefeito, em nota oficial.
Segundo a prefeitura, com o novo sistema, a central tem capacidade para detectar a exata localização de cada viatura e de cada profissional nas ruas da cidade.
Outra mudança foi a instalação de mais uma repetidora (antena) na cidade. Antes, o equipamento estava instalado no topo do prédio da Prefeitura e, agora, está nos bairros Nova Petrópolis e Rudge Ramos. O novo posicionamento possibilita que os rádios possam ser utilizados mesmo em bairros afastados, como o Núcleo Santa Cruz, Taboão e nas divisas com Diadema.
"O investimento nesses aparelhos novos faz parte da política da Administração em investir ainda mais na mobilidade urbana. Os agentes de trânsito são essenciais nesse processo e é necessário investir em equipamentos", afirma Dirceu Marcos, chefe de divisão de Operação da Secretaria de Transportes e Vias Públicas.
Monitoramento
Na central de monitoramento, o técnico consegue localizar, com apenas um clique, o local e o horário em que a viatura passou pelas ruas da cidade durante todo o dia. O mesmo método se aplica para os rádios dos agentes. As conversas dos equipamentos ainda ficam arquivadas durante seis meses para futuras consultas.
Os rádios foram adquiridos pela Prefeitura há seis meses e, na semana passada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o protocolo de autorização para a utilização dos agentes e viaturas.
Fonte: jornal DCI (SP), 27 de novembro de 2012