Parking News

Chegar num shopping center e rodar dezenas de minutos à procura de uma vaga; não conseguir localizar onde estacionou o carro ou enfrentar longas filas para o pagamento na hora de ir embora são experiências que, em breve, poderão ser classificadas como "coisas do passado". Pelo menos essa é a aposta de diversos negócios Brasil afora, que investem em tecnologia para oferecer mais conforto aos clientes desde seu momento de chegada até à saída do shopping, destaca o jornal Valor Econômico.
A gerente de operações do Rio Design Barra, na zona oeste do Rio, Erica Maquieira, afirma que nos shoppings existem três momentos fundamentais para cativar o cliente. O da chegada, que fixa a primeira impressão e que pode definir o humor do frequentador e sua disposição para compras. O segundo, que é o da experiência nas lojas e o da saída, que é o da lembrança que a pessoa leva ao ir embora e pode influenciar num futuro retorno.
Leandro Lourenço, superintendente do Shopping Plaza Anchieta, de Belo Horizonte (MG), define o primeiro contato proporcionado pelo estacionamento como o de início de um namoro. Para ele, o conforto é fundamental para estabelecer uma boa impressão.
Com um fluxo na casa dos 90 mil veículos por mês, o Rio Design Barra investiu desde o início deste ano R$ 3 milhões na modernização de seu estacionamento, que hoje é responsável por cerca de 10% do lucro obtido pelo shopping. Foram comprados novos equipamentos, realizadas obras civis com criação de uma nova área de acesso e pinturas especiais: "Até 2011, não dávamos a atenção necessária ao estacionamento, que era tratado como uma operação à parte. A partir deste ano identificamos o seu potencial e importância para o negócio. Ele é nosso cartão de visitas para todos que vêm de carro", afirma Maquieira.
O sistema implantado a partir da contratação da Park Help, empresa internacional com sede em Barcelona e que no Brasil opera a partir de Goiânia (GO), inclui um painel indicador de vagas instalado na entrada do estacionamento; leitores com códigos de barras para carros credenciados (lojistas e clientes participantes do clube Golden de fidelização), pintura com cores diferenciadas por tipo de vagas (laranja para idosos, azul para pessoas com deficiências, rosa para grávidas e as verdes para as vagas gerais) e sinalização indicativa de vagas livres e das ocupadas.
Outra novidade serão postos para autopagamento, que entram em funcionamento até o Natal. Será um modelo alemão inédito no Brasil, que aceitará moedas e dará troco para qualquer cédula inserida, além de aceitar cartões.
Priscila Leão, gerente de marketing do Shopping Leblon, na zona sul do Rio, diz que a sensação de conforto é prioridade para seus clientes e anuncia para dezembro lançamento do pagamento do estacionamento por meio de um aplicativo para Iphone e Ipad. O usuário fará a leitura do código de barras do ticket de entrada e o programa calculará o valor a ser pago por meio de cartões de crédito ou débito.
Marcio Nunes, diretor de mobilidade da Linx Sistemas, empresa desenvolvedora do sistema, diz que o aplicativo foi criado a partir das solicitações dos clientes. Além deste, a empresa desenvolveu outras funcionalidades para estacionamentos. Para o Nova América, um outlet situado na zona norte carioca, por exemplo, foi criado um GPS que indica a posição exata onde o carro foi deixado.
Ainda no shopping Leblon uma das facilidades foi a adoção do sistema de passe livre, semelhante aos das vias com pedágio. Outra foi a afixação de placas com QR Code nas pilastras dos três andares do estacionamento. Os clientes podem acessar por meio de seus celulares e armazenar a localização de seus veículos. Além disso, diferentes cores no piso indicam, há quatro anos, cada andar.
Reginaldo Cardoso de Oliveira, diretor-executivo da Trielo Soluções Inteligentes, uma fabricante e desenvolvedora de hardware e software, situada em São Paulo, desenvolveu sensores com ultrassom que indicam a existência de vagas. O sistema tem sensores que emitem sinais de áudio que retornam indicando a presença do carro. Os equipamentos são integrados a uma central controladora, que gerencia o estacionamento e permite o direcionamento do fluxo de automóveis. Todo o sistema é monitorado por vídeos em tempo real.
Uma das aplicações mais interessantes destacadas por Oliveira é a gestão de vagas destinadas a pessoas com deficiências. Sempre que um carro chega a uma delas é emitido um alerta ao administrador, que pode verificar se o motorista efetivamente tem alguma deficiência ou se é alguém utilizando indevidamente a vaga.
O software, diz Oliveira, foi desenvolvido para plataforma web, o que permite sua atualização em tempo real na nuvem e pode ser acessado em computadores e smartphones. Outros produtos que desenvolveu foram displays com setas que indicam aos usuários os locais das vagas e permitem ao administrador gerenciar a ocupação. A próxima evolução do sistema, implantado de forma piloto no Shopping Open Center, em São Paulo, é o de registro das placas de cada carro que entra no estacionamento e a posterior indicação do local onde parou.
O monitoramento das vagas é um dos pontos cruciais apontados pelos especialistas. A partir dele é possível gerenciar com mais eficiência o estacionamento e orientar os usuários. Segundo Lourenço, uma das vantagens possíveis quando alia o sistema aos sinalizadores, é a redução do número de empregados na operação. Segundo Érica Maquieira, no Rio Design Barra, o sistema permitiu a elevação em quase 30% no fluxo do estacionamento no Dia das Mães.
Fonte: Valor Econômico (SP), 30 de novembro de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Metrô deve chegar a Moema em 2015 (02/12/2012)

O prolongamento da linha 5-lilás do metrô deverá chegar ao distrito de Moema em 2015, segundo previsão do Metrô de São Paulo. As obras, que se atrasaram por conta de problemas com desapropriações de i (...)

Viracopos vai ganhar mais 24 câmeras (04/12/2012)

A Aeroportos Brasil, concessionária do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, trocou a empresa responsável pelos estacionamentos, um dos principais gargalos do terminal, informou o jornal O Estado de S. (...)


Seja um associado Sindepark