A emissão dos chamados Termos de Permissão para Ocupação de Vias (TPOVs) tem crescido ano a ano na cidade. O número atual é 35% maior que o registrado em 2009, por exemplo. De lá para cá, a curva de alta é constante e deve permanecer nas próximas semanas, quando novas interdições serão promovidas em corredores comerciais, por causa do Natal. Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário dia 30, o movimento nas lojas só tende a crescer.
Desde o dia 1º, os eventos comemorativos do Natal passaram a figurar na lista de bloqueios que provocam congestionamentos. O início das apresentações da fonte multimídia no Parque do Ibirapuera, zona sul, deve dificultar ainda mais a vida do motorista em São Paulo. O espetáculo Natal Iluminado, que estreou dia 1º, provoca interrupções no trânsito e restrições de estacionamento em toda a região. Os reflexos devem ser sentidos nas Avenidas Brasil, 23 de Maio, República do Líbano e Brigadeiro Luís Antônio.
A temporada de lentidão se estenderá por pelo menos 20 dias e deve piorar até lá. No próximo dia 9, as atrações serão reforçadas pela inauguração da Árvore de Natal do Ibirapuera. Na frente do Obelisco, a atração terá 58 metros de altura, o que corresponde a um edifício de 20 andares. Juntamente com a fonte, deve atrair milhares de visitantes.
Segurança
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Avenida Pedro Álvares Cabral tem o estacionamento limitado e a via ainda poderá ser totalmente bloqueada caso o número de pedestres ultrapasse a margem de segurança. Se o bloqueio total não ocorrer, cones serão usados para limitar o tráfego de veículos na faixa da direita, sentido Vila Mariana, na frente dos portões 9 e 10 do parque.
A mesma medida será tomada na Avenida Paulista, onde as decorações natalinas devem lotar a via a partir das 19h. No ano passado, na semana do Natal, faixas tiveram de ser fechadas para circulação de pedestres.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1º de dezembro de 2012