1. Evite peso desnecessário
O carro foi feito para carregar peso. Seja de passageiros, compras de supermercado e outros materiais. Mas muita gente carrega coisa em excesso quando não precisa. Por exemplo, para que deixar material de ginástica ou o carrinho do bebê no porta-malas? O peso faz como que o motor seja mais exigido, consumindo maior quantidade de combustível e, em consequência, poluindo mais - além de refletir no bolso em virtude do consumo. Portanto, libere o porta-malas.
2. Calibre os pneus
Os pneus são o único contato do carro com a estrada. Além da segurança, a importância da pressão correta está ligada ao consumo de combustível e, consequentemente, à emissão de CO2. Quanto melhor calibrado, menor é o atrito com a pista.
3. Controle a velocidade
Alta velocidade e freadas mais vigorosas reduzem a eficiência do combustível de um carro em até 33%, segundo estudo da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. A intensidade com que pisamos no acelerador regula a injeção de combustível que se transformará em poluição em seguida. As arrancadas também aumentam o consumo. Controlar a aceleração representa poluir - e gastar - menos.
4. Dê carona
Ao compartilhar seu carro com alguém, evita que outro saia às ruas. Além de diminuir o tráfego, a poluição também é reduzida. Divida o combustível e combine com os "caronas" para cada um dirigir seu carro um dia. Você poupa o seu motor, gasta menos combustível e reduz o stress e a poluição.
5. Troque de carro
Se sua condição financeira permite, tenha um carro para usar nas atividades cotidianas. O proprietário de uma picape, um SUV ou um carro esportivo não precisa enfrentar o trânsito com esses modelos. Eles consomem muito combustível e poluem em excesso. Opte por um carro mais econômico para o uso diário. Os compactos são indicados para esta finalidade.
Fonte: MotorZine, 28 de novembro de 2012