Nesse período, o motorista que for pego em blitz com veículo irregular não seria multado imediatamente, como acontece hoje. Ele teria um prazo para se regularizar e só receberia a autuação caso não cumprisse o prazo.
Haddad falou sobre o assunto ao programa "É Notícia", da Rede TV!, que foi ao ar na madrugada do dia 26.
"Inspeção, no mundo todo, não é todo ano. Pode ser a cada dois anos. E carros novos têm de sair de fábrica regulados. Com menos inspeções, o poder público tem condições de subsidiar."
Questão jurídica
Embora as mudanças estejam decididas, Haddad ainda não sabe quando o novo sistema será implantado.
O futuro secretário de Negócios Jurídicos, Luís Fernando Massonetto, já analisa questões jurídicas e o contrato com a Controlar. A empresa pode contestar a queda das inspeções para menos da metade das 3 milhões feitas anualmente.
A equipe de Haddad estuda se é possível mudar o sistema já em 2013.
Fonte: Folha de S. Paulo, 27 de novembro de 2012