Parking News

Ruas congestionadas, filas extensas de veículos, briga por uma vaga. Quem tenta estacionar no Centro do Recife, principalmente pela manhã, nessa época que antecede o Natal, precisa ter sorte e muita paciência. A situação, que já é bastante tumultuada o ano inteiro, fica ainda mais complicada nessa época por conta das compras antecipadas. Nas duas últimas semanas já foi constatado um aumento de cerca de 20% na movimentação de alguns edifícios-garagem e estacionamentos particulares no centro.
Segundo o Diário de Pernambuco, as 2.320 vagas insuficientes de Zona Azul são disputadas praticamente a tapas nas ruas apertadas do comércio mais popular. O folheto é vendido por R$ 2,00 pelos flanelinhas, o dobro do valor pago em pontos oficiais. Quem preferir, pode desembolsar, no mínimo, R$ 3,00 por duas horas de permanência em estacionamento particular, caso encontre uma vaga.
Segundo estimativas do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), somente no Recife, são mais de 500 mil carros registrados e há um incremento mensal de cerca de 3,5 mil novos carros. Um dos projetos da Prefeitura do Recife para desafogar o trânsito e criar mais vagas de estacionamentos nas ruas do centro ainda não saiu do papel. Em março passado, a prefeitura anunciou que daria incentivos fiscais para empresários que quisessem investir na construção de edifícios-garagem para tentar reduzir o déficit de vagas. "Estamos avaliando o impacto dessa medida na receita da prefeitura. Só no próximo ano teremos condições de desenvolver a ideia e ter certeza se ela será viável", explicou o prefeito João da Costa.
Há o registro de 117 estacionamentos privados, de modalidades variadas.
Problema de difícil solução
Especialistas em trânsito são unânimes em afirmar que a solução para reduzir os engarrafamentos e dispor de mais vagas seria a criação de bolsões de estacionamentos junto aos metrôs e em áreas próximas dos grandes centros urbanos. Eles defendem também o investimento em transporte público.
Fonte: Diário de Pernambuco (Recife), 19 de novembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Radar ligado, apesar de tudo (17/11/2009)

Os 110 radares de Curitiba continuam em operação, apesar da publicação do acórdão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que decidiu pela suspensão do contrato entre a prefeitura (...)

Polígono da falta de autoridade (19/11/2009)

Criado há um ano e seis meses para tentar melhorar o trânsito da cidade na hora do rush, o "polígono de restrição" a veículos de carga e descarga parece ter caído no esquecimento de muitos motoristas (...)

A cidade de todos os shoppings (25/11/2009)

Nos últimos dois anos, o triângulo formado pelas ruas Fidêncio Ramos, Gomes de Carvalho e Olimpíadas, na Vila Olímpia, foi transformado em um imenso canteiro de obras. Agora, durante o dia todo, 1.500 (...)

Zona Azul passa por ampliação (18/11/2009)

O serviço de estacionamento público pago em ruas da cidade de Caxias do Sul aumentou em 270 vagas, o que representa 15%. A expansão do Zona Azul vai abranger cinco áreas centrais, nos bairros Centro, (...)

ViaOeste bloqueia acesso à Castello (18/11/2009)

Com a proposta de dar continuidade às obras do Projeto Cebolão, a concessionária CCR ViaOeste anunciou dia 17 de novembro o bloqueio definitivo, a partir do dia 19, da alça de acesso da pista marginal (...)


Seja um associado Sindepark