Esses estacionamentos dispõem de vagas cobertas, ficam abertos 24 horas, oferecem traslados de ida e volta até o terminal desejado e têm seguro. O viajante tranca o veículo e leva a chave. A diária custa em torno de 20 reais, contra 31,50 reais no estacionamento oficial. Em períodos acima de oito dias, eles cobram um preço fixo - de 155 a 175 reais. Alguns proprietários garantem que o traslado, se as vias estiverem livres, não demora mais de cinco minutos. "Mesmo quando há congestionamento, temos um caminho alternativo que leva 15 minutos", afirma Wagner Valadão, sócio do Airport Park e do Park & Board. De qualquer maneira, é sempre prudente chegar com um pouco de antecedência.
O surgimento desses espaços pode ajudar a desafogar o estacionamento do aeroporto, que, com 3.738 vagas, fica pequeno em feriados e, principalmente, no fim do ano. "É preciso rodar muito para encontrar uma vaga", diz o economista Valmir Mongiat, que na semana passada deixou seu carro no Park & Board antes de embarcar para um congresso de quatro dias em Montevidéu, no Uruguai. "Quando se encontra algum espaço, é longe do terminal e você precisa andar muito com a bagagem."
Outra vantagem apregoada por esses novos estacionamentos é que em dias de chuva seus clientes não sentem uma gotinha sequer. A opção mais barata para quem se dirige ao Aeroporto de Cumbica ainda são os ônibus executivos que partem de pontos estratégicos como a Praça da República e as Avenidas Paulista e Faria Lima (30 reais). Nesse caso, o maior inconveniente é que o trajeto pode demorar até uma hora e meia.
Fonte: Revista Veja São Paulo, 25 de novembro de 2009