De acordo com o chefe do núcleo de policiamento e fiscalização do Detran-DF, Lúcio Lahm, os condutores costumam "inventar" vagas com as mais diversas desculpas.
"Eles dizem que estão com pressa, que vão resolver um problema mas que não vão demorar e acabam estacionando em locais que não são permitidos com essas desculpas, mas não escapam das multas."
Segundo Lúcio, alguns motoristas também alegam desconhecer a legislação, o que não é aceito, segundo ele.
O Detran também informou que "o número de vagas é o mesmo e a frota do DF só aumenta" e, por isso, "os condutores não deixaram de cometer infrações".
Em todo o ano de 2011 foram aplicadas 101.312 multas aos motoristas que "inventaram" vagas ou estacionaram em locais proibidos, um aumento de 24,9% se comparado a 2010.
Há aproximadamente um mês, o Detran começou a utilizar empilhadeiras para rebocar veículos que estacionaram em locais indevidos, em uma tentativa de manter a fiscalização firme nos locais e horários mais críticos. Até o momento, cerca de 90 veículos foram apreendidos nessa operação.
Lúcio também disse que aplicar multas resolve parcialmente o problema, porque os motoristas que são notificados param de cometer infrações por um tempo mas logo depois voltam a estacionar em locais indevidos por falta de opção e até pela "pressa do dia-a-dia".
Fonte: portal R7, 24 de maio de 2012