Parking News

Cidades vivem momentos de caos por causa de greves no transporte público. Para especialistas, são consequências da falta de planejamento e do baixo investimento no setor. Alexandre Garcia, da Globo, falou com especialistas sobre o assunto. Segundo o presidente da comissão metroferroviária da Associação de Transportes Públicos, Joubert Flores, a situação atual exige um esforço grande para que a capacidade do transporte público seja eficiente. "Tivemos um atraso de investimentos e de planejamento. Outras cidades do mundo têm sistemas de alta capacidade há muito tempo. Aqui, a gente precisa implantar sistemas em cidades já existentes. A consequência é que temos um sistema muito menor do que o que as cidades necessitam", explica.
Para José Eugênio Leal, professor de engenharia de transportes da PUC-RJ, um dos maiores problemas do trânsito é o incentivo ao transporte individual. "Estamos aprisionados dentro de uma lógica que dá preferência ao transporte individual. Há um incentivo muito grande até para a compra de carros. Esse ciclo precisa ser rompido, como uma estratégia a longo prazo", comenta.
Fonte: Globo News, 24 de maio de 2012

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Com trânsito recorde, a cidade trava (24/05/2012)

Uma cidade travada. Às 10h do dia 23 de maio, São Paulo registrava 249 km de lentidão. Foi o recorde no pico da manhã desde o início da medição, em meados dos anos 1980. Segundo a Companhia de Engenha (...)

Etanol segue competitivo em SP e MT (25/05/2012)

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos apenas nos Estados de São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP (...)

Confissões de paulistanos ao volante (30/05/2012)

São Paulo não sofre com o trânsito infernal de todos os dias por culpa de seus motoristas, por mais que eles cometam infrações. O absurdo tamanho da frota, a insuficiente malha viária e as deficiência (...)

Apagão nos transportes (30/05/2012

As pessoas devem ir ao trabalho ou o trabalho é que deve ir até elas no século XXI? Dois fatos, aparentemente distantes, desta semana que passou demonstraram que o Brasil ainda não aprendeu a pensar d (...)


Seja um associado Sindepark