Parking News

O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) começou a instalar câmeras de segurança para monitorar o trânsito nas rodovias do Distrito Federal. Os equipamentos serão colocadas nas vias onde há grande circulação de veículos. As informações serão repassadas a um centro de controle onde será possível acionar agentes que estiverem nos locais, informa o Bom Dia DF.
Segundo a Superintendência de Trânsito do DER-DF, as imagens serão transmitidas "online" e gravadas em um centro de monitoramento. As câmeras terão rotação de 360 graus. Os agentes responsáveis pelo comando poderão utilizar o "zoom" que permitirá a aproximação da imagem.
O DER informou que seis equipamentos foram instalados nos Eixos Sul e Norte, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) e na Via Estrutural.
Para o superintendente de trânsito do DER-DF, Murilo Santos, as câmeras têm ferramentas que vão auxiliar o trabalho dos agentes de trânsito que estiverem nas ruas. "No caso de um condutor inadequado, é possível avisar para os agentes de trânsito que estão nas ruas para que atitudes sejam tomadas. A gente pretende ter câmeras ainda em mais três rodovias", disse Santos ao Bom Dia DF.
Os aparelhos, de acordo com o departamento, não enviam multas e vão funcionar em horário comercial, das 8h às 18h. "Em um segundo momento vamos mudar esse horário para o funcionamento das 6h às 21h e, em seguida, deixar as câmeras funcionando 24 horas", completou o superintendente.
Além destas câmeras, o DER-DF explica que há oito equipamentos com "delay", ferramenta que atrasa o recebimento das imagens, de dez a 20 segundos, para que um fato ocorrido possa ser visto mais de uma vez.
Em nota, o DER informou que os técnicos que estiverem na central deverão monitorar o trânsito "verificando comportamentos inadequados de condutores e comunicando os agentes de trânsito que fazem as abordagens necessárias".
Em relação a congestionamentos, os agentes na sala de monitoramento poderão controlar os tempos dos semáforos em locais considerados "estratégicos". A ferramenta pretende auxiliar ainda o acionamento de guinchos e ambulâncias para primeiro atendimento em caso de acidentes.
Fonte: Bom Dia DF (Rede Globo), 24 de maio de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Com trânsito recorde, a cidade trava (24/05/2012)

Uma cidade travada. Às 10h do dia 23 de maio, São Paulo registrava 249 km de lentidão. Foi o recorde no pico da manhã desde o início da medição, em meados dos anos 1980. Segundo a Companhia de Engenha (...)

Etanol segue competitivo em SP e MT (25/05/2012)

Os preços do etanol nos postos de combustíveis seguem competitivos apenas nos Estados de São Paulo e Mato Grosso, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP (...)

Confissões de paulistanos ao volante (30/05/2012)

São Paulo não sofre com o trânsito infernal de todos os dias por culpa de seus motoristas, por mais que eles cometam infrações. O absurdo tamanho da frota, a insuficiente malha viária e as deficiência (...)

Apagão nos transportes (30/05/2012

As pessoas devem ir ao trabalho ou o trabalho é que deve ir até elas no século XXI? Dois fatos, aparentemente distantes, desta semana que passou demonstraram que o Brasil ainda não aprendeu a pensar d (...)


Seja um associado Sindepark