Segundo a Superintendência de Trânsito do DER-DF, as imagens serão transmitidas "online" e gravadas em um centro de monitoramento. As câmeras terão rotação de 360 graus. Os agentes responsáveis pelo comando poderão utilizar o "zoom" que permitirá a aproximação da imagem.
O DER informou que seis equipamentos foram instalados nos Eixos Sul e Norte, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG) e na Via Estrutural.
Para o superintendente de trânsito do DER-DF, Murilo Santos, as câmeras têm ferramentas que vão auxiliar o trabalho dos agentes de trânsito que estiverem nas ruas. "No caso de um condutor inadequado, é possível avisar para os agentes de trânsito que estão nas ruas para que atitudes sejam tomadas. A gente pretende ter câmeras ainda em mais três rodovias", disse Santos ao Bom Dia DF.
Os aparelhos, de acordo com o departamento, não enviam multas e vão funcionar em horário comercial, das 8h às 18h. "Em um segundo momento vamos mudar esse horário para o funcionamento das 6h às 21h e, em seguida, deixar as câmeras funcionando 24 horas", completou o superintendente.
Além destas câmeras, o DER-DF explica que há oito equipamentos com "delay", ferramenta que atrasa o recebimento das imagens, de dez a 20 segundos, para que um fato ocorrido possa ser visto mais de uma vez.
Em nota, o DER informou que os técnicos que estiverem na central deverão monitorar o trânsito "verificando comportamentos inadequados de condutores e comunicando os agentes de trânsito que fazem as abordagens necessárias".
Em relação a congestionamentos, os agentes na sala de monitoramento poderão controlar os tempos dos semáforos em locais considerados "estratégicos". A ferramenta pretende auxiliar ainda o acionamento de guinchos e ambulâncias para primeiro atendimento em caso de acidentes.
Fonte: Bom Dia DF (Rede Globo), 24 de maio de 2012