Na madrugada do dia 26, sábado, um acidente matou um homem de 35 anos e deixou outras três pessoas feridas na ERS-239, em Campo Bom, no Vale dos Sinos. Em Caxias do Sul, na Serra, um motorista também perdeu a vida após seu carro colidir de frente contra um caminhão.
Esses acidentes irão aumentar a lista das chamadas vítimas do sábado. De janeiro a março, 117 pessoas morreram em acidentes nesse dia da semana. Segundo o Detran-RS, foram 16 vítimas a mais do que no ano passado e 42 a mais do que em 2007. A maioria dos acidentes ocorreu em rodovias. E as vítimas eram, principalmente, homens com idade entre 18 e 34 anos.
O estudante Thiago Dai Pra poderia ser mais um entre as estatísticas. Foi indo para uma festa, em uma madrugada de sábado, que ele sofreu um acidente. Passou 17 dias em coma, quebrou os dois tornozelos e a bacia. "Foi mais o excesso de velocidade, a questão de aparecer, de querer andar rápido. E aconteceu o pior", relembra.
Para o especialista em trânsito João Fortini Albano, o dia de folga, a bebida e o menor fluxo de veículos nas ruas, muitas vezes, resultam em imprudência e excesso de velocidade. Por isso, é necessário intensificar a fiscalização. "Essas blitze para controle da alcoolemia, da documentação e da regularidade dos condutores devem continuar e, inclusive, aumentar", afirma o professor de Engenharia da UFRGS.
Fonte: RBS TV (afiliada Rede Globo), 26 de maio de 2012