Parking News

Para passar no teste de direção e obter carteira de habilitação no Distrito Federal não é preciso (nem recomendável) saber estacionar em cima de calçada, manobrar em ponto de ônibus ou fazer baliza. Na prática, porém, esses são requisitos mínimos para achar um lugar para acomodar o carro na zona central da cidade, especialmente no horário comercial, entre 6h e 18h, afirma o Jornal de Brasília.
Os exemplos de irregularidades são vários, e, mesmo com o ?jeitinho? dos motoristas, o que mais chama atenção é a falta de vagas. ?Eu venho ao Setor Comercial Sul umas duas vezes por semana, no horário do almoço, e nunca consigo parar em algum lugar?, se queixa o funcionário público Ernesto Pinto. ?Sempre tenho que ficar em fila dupla ou depender de flanelinha?, completa.
Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF), pelo menos quatro equipes de Policiamento e Fiscalização de Trânsito atuam diariamente na zona central de Brasília, fazendo operações focadas em estacionamento irregular. Como as autuações seriam feitas somente com base no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), não é possível discriminar quantas multas são distribuídas em cada localidade, segundo o órgão.
Vagas pagas
Ainda de acordo com o Detran, em toda a região central, que engloba os Setores de Autarquia Sul e Norte, Bancário Sul e Norte, Comerciais e a Esplanada dos Ministérios, a estimativa é que haja 15 mil lugares para acomodar carros e motocicletas. Esse número, no entanto, é o que seria necessário para atender somente o Setor Comercial Sul, que atualmente dispõe de duas mil vagas aproximadamente.
?O espaço é reduzido e a demanda é crescente?, sentencia o professor de Engenharia Civil na Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Transportes Urbanos, Willy Gonzales. ?Vejo a necessidade de privatizar algumas áreas. Ninguém quer pagar pelo valor desse espaço?, sugere. Para o especialista, o simples ato de cobrar para estacionar em áreas públicas, a exemplo do que é feito em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, já reduziria o amontoado de carros no centro da capital.
Pense Nisso
A falta de estacionamento em Brasília é apenas mais um dos problemas causados pelo excesso de veículos no DF. A linha de ação talvez não seja criar mais vagas, mas sim, novos meios de se chegar à área central da cidade, onde está concentrada a maior parte das vagas de emprego. Investimento em transporte público e incentivo ao uso de bicicletas pode ser o caminho.
Frota é cada vez maior
Outro agravante para a falta de espaço nos estacionamentos do DF é o crescimento da frota. Segundo dados do Detran, até setembro desse ano já eram quase 1,5 milhão de veículos registrados no DF, cerca de 6% a mais que no mesmo período de 2012. Desse total, mais de um milhão são apenas de automóveis, tipo de transporte que mais ocupa as vagas dos setores e Esplanada dos Ministérios. Do total de veículos circulando na capital hoje em dia, menos de 30% não são carros.
Déficit
Segundo levantamento da Secretaria de Governo, feito para a criação do projeto do estacionamento subterrâneo, a Esplanada atualmente tem déficit de 7,5 mil vagas. O Detran, por sua vez, estima que essa defasagem chegue a 13 mil no Setor Comercial Sul. Os dados dos Setores Bancário e Autarquia não foram disponibilizados.
Fonte: Jornal de Brasília, 6 de novembro de 2013

Categoria: Geral


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