Parking News

São Paulo chegou a 256,6 km de faixas exclusivas de ônibus nesta segunda-feira (11), quando a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (São Paulo Transporte) implantaram novos 7,9 km na zona oeste. Na avenida Corifeu de Azevedo Marques, os 4,3 km reservados aos ônibus são delimitados à direita em ambos os sentidos da via, entre a rua Martin Luther King e a avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h, informa o UOL.
A operação "Dá Licença para o Ônibus", que pretende priorizar a circulação do transporte coletivo, também abriu 3,6 km de faixas exclusivas nas avenidas Jaguaré e Queiroz Filho, à direita das vias.
A exclusividade vale em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e, aos sábados, das 6h às 14h. Os trechos ficam entre a ponte do Jaguaré e a avenida Padre Pereira de Andrade, no sentido da avenida Queiróz Filho, e entre a praça César Washington Alves de Proença e a ponte do Jaguaré no sentido da avenida Jaguaré.
No mesmo dia, a faixa exclusiva já existente na avenida Corifeu de Azevedo Marques, entre a praça Elis Regina e a avenida Vital Brasil, e na avenida Vital Brasil no sentido bairro, entre a praça Jorge de Lima e a avenida Corifeu de Azevedo Marques, passa a operar de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. Há sinalização informando a mudança nas vias.
No entanto, a prefeitura informou que haverá um período de adaptação antes da aplicação de multas, com agentes trabalhando ao longo da via para orientar motoristas que trafegarem pelo espaço. As penalizações começam no dia 25. Independentemente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Mudança de horário
Na zona sul, a mudança foi apenas do horário de exclusividade das faixas para o transporte público. Na avenida Mateo Bei, os ônibus têm exclusividade, à direita em ambos os sentidos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. A CET avisa que as operações de carga e descarga no local devem ser realizadas somente nas baias existentes e nas vias transversais, em áreas de zona azul.
Fonte: UOL, 10 de novembro de 2013

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Semáforos quebrados (06/11/2013)

São Paulo ainda não está no auge dos temporais de fim de ano, mas os últimos dias já serviram de amostra para as agruras que aguardam o paulistano: não bastassem os alagamentos, as chuvas recentes, qu (...)

Os custos dos congestionamentos (04/11/2013)

O impacto mais sensível dos congestionamentos, sem dúvida, está no tempo de percurso que se perde nos deslocamentos. E os que mais se prejudicam são os usuários do transporte público e os pedestres. N (...)

Ilhabela quer limitar acesso a praia (09/11/2013)

A Fundação Florestal (FF) limitará o acesso de veículos à Praia de Castelhanos, uma das mais procuradas por turistas que visitam Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, inclusive pelos que chegam de (...)

Vagas que valem um apê (10/11/2013

Se você acha que gasta muito dinheiro para manter seu carro guardado numa garagem, você está certo. E se comparar o preço de um apartamento que tenha vaga com outro que não tenha vaga, ambos com o mes (...)


Seja um associado Sindepark