Parking News

Motoristas que dirigem alcoolizados triplicam as chances de provocar um acidente. Segundo especialistas, o álcool interfere na comunicação entre os neurônios, afetando primeiro a área responsável pelo senso crítico. Quem está ao volante fica mais imprudente e, com um copo de cerveja ou uma dose de bebida destilada, o motorista já perde a amplitude e a percepção de distância, alerta o G1.
De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), duas doses de bebida afetam as funções inconscientes como a contração das pupilas, quando passa um carro com farol alto, por exemplo. E bastam três doses para diminuir o tempo de reação para uma freada. Com quatro copos de cerveja, a coordenação motora fica comprometida.
Normalmente, o motorista demora um segundo para tirar o pé acelerador e pisar no freio. Se tiver bebido, ele demora até três segundos, o que é tempo suficiente para percorrer dezenas de metros e provocar um acidente.
E, durante a noite, todos os efeitos são potencializados, porque a parte do cérebro que informa quando é dia e quando é noite recebe menos hormônios.
Ao motorista, vem a informação de que está chegando a hora de dormir. Ou seja, já há um relaxamento natural, que deixa os reflexos ainda mais lentos.
O coordenador do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Souto, explica que não há como dirigir com segurança quando o motorista consumiu bebida alcoólica. "À noite quando o farol vem, no indivíduo alcoolizado essa adaptação pupilar é muito mais lenta. O tempo de cegueira, na mudança brusca de claro para escura, fica mais longo e o risco de acidente aumenta muito", disse.
Fonte: portal G1, 15 de fevereiro de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

"Pensamos em aumentar as multas" (16/02/2012)

Um dos responsáveis por negociar com o Congresso Nacional mudanças para tornar a lei seca mais rigorosa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vê falhas na lei. - O que deve mudar?, questiona o (...)


Seja um associado Sindepark