Parking News

Ir e vir é mesmo um desafio para o brasileiro. E cada vez mais pessoas estão encarando este desafio de bicicleta. Mas as cidades não estão minimamente preparadas para isso. Em São Paulo tem um bom exemplo: o metrô resolveu facilitar a vida dos ciclistas, e passou a permitir que as bicicletas sejam carregadas nas escadas rolantes que sobem. É uma questão de facilidade: do lado da estação do metrô, há um bicicletário. Dá para alugar ou parar a bicicleta. "O estacionamento é de graça, só precisa ter o cadastro", diz um usuário. "Ter o bicicletário foi o que viabilizou, na verdade, começar essa vida de ciclista urbano", destaca o servidor público Rodrigo Cassola.
É um estímulo, mas o sistema existe só em 17 das 64 estações do metrô paulistano. "É muito bom, devia ter mais", opina um paulistano ao Bom Dia Brasil.
Tem outra restrição que os ciclistas enfrentam: a de entrar no metrô com a bicicleta. Em São Paulo, há horários definidos para isso: nos dias de semana, a partir das 20h30; aos sábados, depois das 14h. Só aos domingos e feriados é que o acesso é liberado o tempo todo. Mas como faz para descer e subir as escadas?
"Não sei qual seria a solução, se seria um elevador ou uma coisa que pudesse empurrar a bicicleta", comenta a engenheira agrônoma Maria Lucia Bellenzane.
Há cerca de um mês funcionava na base da força. Agora o metrô liberou o uso da escada rolante para subir - mas só para isso. Descer pela escada rolante ainda não está autorizado pelo metrô por questões de segurança. Não tem jeito: é encarar o desafio escadaria abaixo. Por isso, tem gente que desiste de adotar a bicicleta como meio de transporte.
"Estamos estudando a implantação de calhas, que vão possibilitar o transporte das bicicletas, mesmo nas escadas fixas, com muito mais facilidade de acesso", afirma Sérgio Avelleda, presidente do metrô de São Paulo.
Segundo ele, 53 ciclistas utilizam as estações durante a semana e 500 nos finais de semana.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 23 de fevereiro de 2012

Categoria: Geral


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