Pelo nome e pelo tamanho, muita gente pensa que o Hiriko é japonês. Mas o pequeno carrinho elétrico é um projeto espanhol, na verdade uma evolução de um estudo do Massachussets Institute of Technology, dos Estados Unidos, para o carro do futuro nas grandes cidades.
O nome, aliás, deriva de duas palavras no dialeto basco (o carro foi desenvolvido em Barcelona, no chamado País Basco), hiri, que quer dizer cidade, e kotche, que significa carro.
Mas encolher para estacionar talvez não seja a principal novidade do Hiriko. Ele tem quatro rodas "robôs", que permitem que gire em torno do seu próprio eixo, como um pião. Cada roda tem um motor elétrico, suspensão interna e freio individuais, tudo controlado por um sistema elétrico tipo "drive by wire". A autonomia é de 120 km.
Caso venha a ser fabricado em série, o preço estimado do Hiriko ficaria em torno de US$ 17.500 (aproximadamente R$ 30.500). Por suas características, é o tipo de carro ideal para sistemas de compartilhamento, cada vez mais presentes nas grandes cidades da Europa.
Fonte: Autoestrada, 21 de fevereiro de 2012