"Eles bloquearam a expressa para as motos para não ter acidente, mas para mim não vai ter esse efeito. Na local o motociclista fica mais restrito, são menos faixas e ele tem que disputar o espaço com carros e caminhões. É perigoso da mesma forma", afirmou o motoboy Jocil de Jesus Antonio ao portal G1. "Acho que para evitar acidentes não é dessa forma. E quem morre hoje de moto são os moleques imprudentes, que fazem isso em qualquer via."
A primeira manhã de fiscalização da restrição foi mais complicada ainda por causa da fina garoa que atingia parte da Marginal Tietê. Parado em um posto de combustíveis para colocar roupas protetoras para a chuva, o técnico em enfermagem Daniel Salviano, citou também outro problema da pista local: a grande quantidade de entradas e saídas, que fazem com que os veículos diminuam a velocidade bruscamente e mudem de faixa constantemente.
A restrição às motocicletas está em vigor desde o dia 2 de agosto, mas só agora os infratores começam a ser punidos. Divididos em três turnos, 42 agentes de trânsito da CET e 23 policiais militares do CPTran estarão posicionados em pontos estratégicos e nos principais acessos das pistas central para a expressa da Marginal Tietê para fiscalizar os motociclistas que desrespeitarem a nova regulamentação. Transitar em local não permitido pela regulamentação é uma infração média, com perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,12.
Na manhã do dia 16, a reportagem do G1 flagrou apenas dois motociclistas desrespeitando a restrição nos dois sentidos da via, entre as pontes dos Remédios e da Vila Maria. Segundo a CET, nos 15 dias em que os motociclistas tiveram para se adaptar às mudanças, o fluxo de motocicletas que circulam pela pista expressa da Marginal Tietê caiu 88%. A companhia ainda não tem previsão de quando será divulgado um balanço do número de multas aplicadas.
Aprovação
Nem todos os donos de motos reclamam da restrição. O promotor de vendas Orli Camargo aprova a medida e já está usando a pista local desde o início do período de adaptação. "Não quis me arriscar a levar multa. Mas não vi diferença hoje, acho que vai ser uma medida boa. O pessoal diminui a velocidade e também o risco de acidentes."
Além dos agentes da CET, faixas nas pontes e placas ao longo da via orientam os motociclistas sobre as restrições.
Fonte: portal G1, 16 de agosto de 2010