Por não enxergar na cidade nenhum plano geral de mobilidade, o movimento resolveu apresentar um à prefeitura. O estudo será enviado à Câmara de Vereadores em setembro. Se forem postas em prática, as medidas acabarão por espremer ainda mais o espaço dos carros de passeio. "Nosso sistema viário não dará conta do crescimento da frota nos próximos anos", acredita Broinizi.
Conheça as principais propostas e qual a possibilidade de que venham a sair do papel em breve:
A ideia é reservar faixas exclusivas para ônibus em praticamente todas as vias de grande tráfego da cidade. Como primeira consequência, haveria a redução do espaço para os motoristas e o aumento dos congestionamentos. "Isso deixará de ser um problema quando o público que anda de carro passar a ver o corredor como um benefício", diz Broinizi. O exemplo é o programa Transmilenio, implantado em 1998 por Bogotá, na Colômbia: faixas exclusivas com pontos de ultrapassagem entre os ônibus e cobrança de bilhete único nas estações, para não haver demora no embarque. Lá, os coletivos têm capacidade para até 240 pessoas, passam a cada quatro minutos e andam à velocidade média de 27 km por hora. "O custo do quilômetro de um bom corredor fica em torno de 90 milhões de reais. É um quarto do valor do quilômetro do metrô e não leva décadas para ficar pronto", explica Broinizi.
O Plano Diretor Estratégico do município para o período de 2006 a 2012 prevê a criação de 367 km de ciclovias, ligando terminais de ônibus, trens e metrô. Hoje, a cidade tem cerca de 50 km, 20 deles dentro de parques. Com população pouco menor que a de São Paulo, Nova York conta com 675 km de ciclovias.
Não tem a ver com carros ou ruas, mas interfere no trânsito: a cidade ficará menos congestionada se as pessoas encontrarem o que procuram perto de casa. "Em Amsterdã, na Holanda, os estudantes não caminham mais de quinze minutos até o colégio", afirma Broinizi. Sai caro criar pequenos hospitais e escolas em cada esquina, mas, ainda assim, o Movimento Nossa São Paulo acredita que é possível aproveitar esse modelo no planejamento diário. E evitar a centralização.
De quatro pessoas que morrem por dia no trânsito de São Paulo, duas são pedestres, segundo o Movimento Nossa São Paulo. Para mudar esse quadro, a cidade necessita de calçadas mais adequadas a deficientes físicos, mais faixas para atravessar a rua e maior fiscalização aos avanços de sinal.
Criar um plano de mobilidade
A ONG propõe a criação de um fórum de discussão do governo com a sociedade. O exemplo é o Pacto pela Mobilidade, de Barcelona, na Espanha, que reúne prefeituras, sindicatos de motoristas, associações de vítimas de acidentes de trânsito e empresas que dependem do transporte de mercadorias.
Fonte: Revista Veja São Paulo, 18 de agosto de 2010