A Companhia do Metrô informa, no entanto, que a catraca livre para o usuário é uma ação que deve ser definida pela concessionária. "Conforme prevê o contrato de concessão de operação da Linha 4-Amarela do Metrô, o concessionário ViaQuatro apresentará as diretrizes operacionais, inclusive sobre eventuais visitas controladas do público, que serão avaliadas tempestivamente pelo poder concedente", diz a nota. A ViaQuatro informou que não pode se pronunciar sobre o assunto.
O contrato de concessão prevê a compra de 14 trens nessa primeira fase de operação da linha, até o final de 2010: estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. O descumprimento pode acarretar, inclusive, a perda da concessão.
A previsão é que o primeiro trem da Linha 4-Amarela chegue ao Porto de Santos no dia 15 ou 16. Ele foi fabricado na Coreia do Sul pela Hyundai Rotem.
Características
Os trens da Linha 4 terão passagem livre entre carros e sistemas que permitirão a comunicação direta com o Centro de Controle Operacional. A saída de emergência é feita por meio de porta frontal, com uma rampa que desce até a via. A linha será a primeira na América Latina a entrar em funcionamento com divisórias de vidro separando a plataforma de passageiros dos trilhos.
Os carros não têm cabines de condutor, pois vão funcionar pelo sistema driverless, que permite a operação sem a presença de um técnico dentro do trem. A disposição dos bancos de passageiros também é diferente dos conhecidos pelos usuários do metrô: os assentos são laterais e enfileirados.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de novembro de 2009