Parking News

Em janeiro, quando tiverem início os testes com trens na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, as catracas devem ser liberadas para a população conhecer o trajeto. O mesmo esquema já foi utilizado no período de testes das linhas 1-Azul e 2-Verde. O primeiro trecho a entrar em operação será entre as futuras estações Faria Lima e Paulista, o mesmo trajeto do teste com catraca livre. O jornal Estado de S. Paulo destaca que apenas um trem fará esse percurso nos primeiros meses de 2010, até que as composições restantes cheguem ao Brasil.
A Companhia do Metrô informa, no entanto, que a catraca livre para o usuário é uma ação que deve ser definida pela concessionária. "Conforme prevê o contrato de concessão de operação da Linha 4-Amarela do Metrô, o concessionário ViaQuatro apresentará as diretrizes operacionais, inclusive sobre eventuais visitas controladas do público, que serão avaliadas tempestivamente pelo poder concedente", diz a nota. A ViaQuatro informou que não pode se pronunciar sobre o assunto.
O contrato de concessão prevê a compra de 14 trens nessa primeira fase de operação da linha, até o final de 2010: estações Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. O descumprimento pode acarretar, inclusive, a perda da concessão.
A previsão é que o primeiro trem da Linha 4-Amarela chegue ao Porto de Santos no dia 15 ou 16. Ele foi fabricado na Coreia do Sul pela Hyundai Rotem.
Características
Os trens da Linha 4 terão passagem livre entre carros e sistemas que permitirão a comunicação direta com o Centro de Controle Operacional. A saída de emergência é feita por meio de porta frontal, com uma rampa que desce até a via. A linha será a primeira na América Latina a entrar em funcionamento com divisórias de vidro separando a plataforma de passageiros dos trilhos.
Os carros não têm cabines de condutor, pois vão funcionar pelo sistema driverless, que permite a operação sem a presença de um técnico dentro do trem. A disposição dos bancos de passageiros também é diferente dos conhecidos pelos usuários do metrô: os assentos são laterais e enfileirados.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 9 de novembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Cadê as faixas? (11/11/2009)

Não bastassem os inúmeros problemas do trânsito paulistano, os motoristas convivem ainda com a falta de manutenção em seus 17. 000 km de ruas e avenidas. Além dos buracos que surgem às dezenas a (...)

Estacionamento desafia Viracopos (03/11/2009)

As estimativas apontam que o Aeroporto Internacional de Viracopos deverá receber uma média de três milhões de passageiros até o final desse ano. Alternativa viável e prática para desafogar o tráfego a (...)

Operação Lei Seca ide famosos (05/11/2009)

Volta e meia a notícia de um famoso parado em uma blitz da Lei Seca traz a operação contra álcool e direção à tona. Na semana passada, a atriz Danielle Winnits foi multada por se recusar a fazer o tes (...)


Seja um associado Sindepark