Os maiores culpados pela poluição do ar estão no meio de nós: a queima do combustível de carros, ônibus e caminhões é responsável por 25% das emissões de gases do efeito estufa na Grande São Paulo. É por isso que a nova lei sobre política estadual de mudanças climáticas dá atenção especial ao problema.
A meta de reduzir em 20% as emissões de dióxido de carbono no Estado até 2020 vale para toda a cadeia produtiva, incluindo indústria e agricultura, mas sugere medidas práticas apenas para o setor mais poluente, o de transportes.
Entre as propostas estão a ampliação da inspeção veicular, a criação de ciclovias e mais investimentos em transporte público.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, diz que a lei dá prazo de um ano para o Estado de São Paulo apresentar uma proposta de transporte sustentável.
"Nós temos que ter um sistema de transporte mais adequado, tem atividades que usam tecnologia de energia não renovável que pode ser substituída por renovável", diz Serra.
Os outros aspectos da lei, como a definição de quanto cada setor terá de reduzir em emissões para que a meta seja alcançada, só serão definidos na regulamentação, o que ainda vai levar um ano.
Fonte: portal G1, 9 de novembro de 2009