Segundo o UOL Economia, a MasterCard, a administradora de cartões Credicard e a Redecard (que credencia lojas) lançaram dia 9 de novembro um cartão de crédito minúsculo que pode ser usado em pagamentos de até R$ 50,00 por dia e limitado a R$ 200,00 por mês.
Além do tamanho, o cartão tem outra característica: basta o usuário aproximá-lo de um aparelho que faz o pagamento instantaneamente. Não é preciso passar por um leitor de tarja magnética nem assinar um recibo. Um chip se comunica com o terminal via ondas de rádio. "Se o consumidor perder o cartão, pode pedir o cancelamento", diz Luiz Almeida, responsável pelo desenvolvimento de produtos da Credicard.
O cartãozinho já é usado em 32 países. Ele não tem anuidade e é um adicional do cartão principal do consumidor. A fatura desse minicartão vem separada do cartão principal do cliente. E tem um nome pomposo: "PayPass".
Numa primeira leva, 6.000 clientes o receberão, todos no Rio de Janeiro. A cidade foi escolhida por receber gente do mundo todo e muitos turistas já estão acostumados com o cartão. "Mas devemos atingir 600 mil pessoas. Nosso objetivo é atingir não só as classes C/D, mas todo mundo que busca a praticidade", diz Almeida.
No Brasil, por enquanto, apenas alguns estabelecimentos cariocas irão aceitá-lo, como o bondinho do Pão de Açúcar, trens, cinemas UCI, restaurantes McDonald's e os estacionamentos Estapar/Riopark.
Fonte: UOL Economia, 6 de novembro de 2009