O projeto é de autoria do vereador Ricardo Teixeira e prevê que metade dos veículos ficariam impedidos de circular durante uma hora e meia durante a manhã (entre as 7h e as 8h30 ou entre as 8h31 e as 10h) e mais uma hora e meia durante a tarde (entre as 17h e as 18h30 ou entre as 18h30 e as 20h), de segunda a sexta. A determinação da restrição ocorreria de acordo com o final da placa - se é par ou ímpar - e com o ano.
Em anos ímpares, ficariam impedidos de circular de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 8h30 e das 17h às 18h30 carros com finais 1, 3, 5, 7 e 9; os carros com placas pares, no mesmo ano, ficariam impedidos de circular das 8h31 às 10h e das 18h30 às 20h. Nos anos pares, os horários de restrição seriam trocados.
A ampliação do rodízio de veículos em São Paulo foi aprovada em primeira votação da Câmara Municipal. O texto deve passar pela segunda votação ainda neste ano para, em seguida, ser encaminhado à mesa do prefeito Gilberto Kassab. O vereador Paulo Fiorilo vê possibilidade de aprovação em segundo turno, mas com poucas chances de regulamentação. "Acordo de lideranças garante a aprovação. Isso não quer dizer que seja sancionado." Para Teixeira, aumentar a restrição é uma forma de adiar a implantação de um pedágio urbano.
Fonte: Folha Online, 7 de dezembro de 2007