Parking News

O site Automóveis.com.br publicou uma série de recomendações para quem quer economizar combustível e ainda colaborar para a melhoria do ar:
 Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.
 Quando chegar à velocidade desejada alivie aos poucos o acelerador.
 Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.
 Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.
 Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.
 Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.
 Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por ele aumenta o consumo.
 Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.
 Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.
 Utilize o acelerador com suavidade.
 Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.
 Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.
 O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobras realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.
 Caminhar faz bem à saúde. Para percorrer pequenas distâncias, vá a pé.
 Quando puder, utilize os transportes coletivos.
 O carro é indispensável, identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário.
 Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal.
 Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Use uma planilha para acompanhamento.
Fonte: Petrobrás Distribuidora S.A., publicado no site Automóvel.com.br, 6 de dezembro de 2007

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Lombadas passam a multar na Anchieta (07/12/2007)

Às vésperas das férias de final de ano, seis lombadas eletrônicas implantadas na Via Anchieta - que liga São Paulo ao litoral - passam a multar os motoristas que excederem a velocidade máxima permitid (...)

Velocidade máxima na Via Anchieta pode minuir

A concessionária responsável pela Via Anchieta, Ecovias, enviou para o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) um pedido para diminuir a velocidade máxima permitida na via, que é de 110 km/h, para 90 (...)

Álcool sobe 12,49% em novembro (06/12/2007)

O motorista que possui carro a álcool gasta cada vez mais para andar pelas ruas e estradas do País. Só em relação a novembro, o combustível teve alta de 12,49% nas bombas. Antes disso, desde maio, o á (...)

Kassab rejeita alterações em rozio (07/12/2007)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse no último dia 7 que alterar o rodízio municipal de veículos "não está em consideração" e não quis comentar o projeto de ampliar o esquema que havia sido (...)

O conto da vaga de graça (02/12/2007)

A Associação Pro Teste de Defesa do Consumidor alerta que está circulando pela internet informação incorreta de que os shoppings centers e hipermercados devem manter vaga gratuita nos estacionamentos. (...)


Seja um associado Sindepark