Das quatro linhas operadas pelo próprio Metrô, apenas a 1-Azul teve mais investimentos em 2011 do que em 2010. No período, os aportes para a linha entre Jabaquara, na zona sul, e Tucuruvi, na zona norte, passaram de R$ 181,2 milhões para R$ 199,7 milhões. A Linha 2-Verde, a que mais registrou panes no ano passado, teve os recursos diminuídos de R$ 70,9 milhões para R% 65,9 milhões.
A Linha 3-Vermelha, a que historicamente mais enfrenta o problema da superlotação, ganhou R$ 188 milhões, ante R$ 236 milhões no ano retrasado. Já a Linha 5-Lilás, entre Capão Redondo e Largo Treze, na zona sul, obteve R$ 2,6 milhões no ano passado. Em 2010, o ramal havia recebido R$ 4,2 milhões.
Esses investimentos estão na rubrica "recapacitação e modernização" da rede. Os dados foram divulgados dia 10 no relatório da administração do Metrô.
De acordo com esse documento, a Prefeitura de São Paulo repassou ao Metrô no ano passado R$ 121,3 milhões, 37,8% menos do que em 2010, quando a gestão Gilberto Kassab destinou R$ 195 milhões para o sistema.
O governo do Estado, por sua vez, enviou ao Metrô R$ 1,3 bilhão em 2011. Há dois anos, havia destinado R$ 1,7 bilhão. A redução foi de 21,9%.
Os investimentos em expansão da rede também caíram. Eles diminuíram 39%, de R$ 1 bilhão em 2010 para R$ 650 milhões no ano passado.
Fonte: Jornal da Tarde, 10 de abril de 2012