Do total de aprovados, o reembolso foi liberado para 330.807 pessoas. Outros 22.462 pedidos foram rejeitados por inconsistência nos dados cadastrais, que deverão ser refeitos, a fim de que o erro seja corrigido.
Cada veículo tem direito a apenas uma devolução da tarifa de inspeção por ano, sendo que as devoluções rejeitadas por falta de licenciamento em 2009 e por inscrição do proprietário ou arrendatário no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal) não precisam ser refeitas, já que, assim que a pendência for solucionada, o dinheiro será creditado no lote seguinte.
Reembolso
Para pedir o reembolso, o veículo deve ter sido aprovado durante a vistoria e o proprietário feito o licenciamento deste ano. Caso não haja nenhum impedimento, o proprietário pode preencher o formulário e solicitar o reembolso por meio do site www.devolucaoinspecao.prefeitura.sp.gov.br
No formulário, é necessário indicar a conta-corrente para receber o benefício. Quem solicita o reembolso deve tomar cuidado na hora de digitar os dados, pois um número errado do certificado, do CPF do proprietário ou mesmo de dados do veículo podem fazer com que o pedido seja negado. Quando isso acontece, é preciso recadastrar o pedido de devolução. Ao final do procedimento, a pessoa receberá uma mensagem de confirmação, que também pode ser enviada por e-mail, mediante solicitação.
Fonte: InfoMoney, 4 de setembro de 2009