Parking News

O administrador de empresas Julio Santana Neto recorre ao mapa de fluidez do trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), na internet, antes de sair do escritório. Já a secretária Renata Pitanga costuma mandar mensagens de texto por celular para uma emissora de rádio para ouvir, dentro do carro, a opção de caminho menos engarrafada. Segundo o jornal Agora, os serviços de informação do trânsito se expandiram dos tradicionais boletins de rádio aos sites, operadoras de celular e até GPS automotivo que promete levar os motoristas pelos trajetos mais livres.
Mas, embora possam ser úteis para fugir das principais vias congestionadas e de pontos de alagamento em dias de chuva, as recomendações da parafernália tecnológica estão longe de ser 100% confiáveis. A reportagem testou serviços de informações do tráfego e fez as seguintes principais constatações:
1) Os gratuitos - como boletins de rádio, telefone 1188 e site da CET - costumam ser tão ou mais precisos do que outros serviços pagos;
2) A malha monitorada é restrita, por isso, só são válidos para os principais corredores;
3) Todos apresentam atrasos de informação;
4) A maioria não dispõe de informações precisas e confiáveis no fim da noite, de madrugada e fins de semana.
Quando transmitidas, algumas informações costumam estar defasadas - devido à demora que vai da constatação do fato na rua até o envio à CET e ao mapa oficial da fluidez. No teste feito, atendentes do telefone 1188 também desconheciam a localização de vias importantes da cidade. E, não raro, a ligação dava ocupado.
Entre as ferramentas testadas, o rádio foi o que mais se aproximou da ideia de "tempo real". A desvantagem é que os intervalos entre os boletins podem ser tempo suficiente para ficar preso no trânsito.
Fonte: Agora São Paulo, 23 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo fica mais caro em Campinas (20/03/2009)

Desde o dia 23, o Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas tem um novo valor. O preço único para utilização, permitindo a permanência de até 5 horas, passou de R$ 1,90 para R$ 2,10. O último aum (...)

Imagens da CET vão para a internet (23/03/2009)

As imagens das câmeras de monitoramento do trânsito da Capital paulista deverão ser disponibilizadas na internet. A CET diz que a estrutura começará a ser montada no fim deste ano, após a revitalizaçã (...)

Emdurb quer ampliar rotativo em Bauru (14/03/2009)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) de Bauru (SP) quer ampliar o número de vagas do estacionamento rotativo da Área Azul para a região do Shopping e do Poupatempo, noticiou (...)

Prefeitura pagará carros danificados pela chuva (19/03/2009)

Os proprietários dos carros que sofreram danos pelas enchentes que ocorreram no dia 17 podem pedir indenização à Prefeitura da Cidade de São Paulo, de acordo com o jornal Destak