No mês passado, foram devolvidos 2,19 milhões de cheques e compensados 94,39 milhões. O índice, frente ao primeiro mês do ano, cresceu 1,3%. Foram 23,2 cheques devolvidos a cada mil compensados no mês passado, enquanto em fevereiro de 2008 foram devolvidos 19,5 cheques a cada mil compensados.
No primeiro bimestre deste ano, o índice de inadimplência aumentou 19,7%, na comparação com o mesmo bimestre do ano passado. Foram 23,1 cheques devolvidos a cada mil compensados. No mesmo período do ano passado, foram 19,3 devoluções a cada mil compensações.
Em janeiro e fevereiro deste ano foram devolvidos 4,6 milhões de cheques e 199,37 milhões compensados. No primeiro bimestre do ano passado, 4,67 milhões de cheques foram devolvidos, para 242,35 milhões de compensações.
Para os técnicos da Serasa, o aumento na devolução dos cheques nos períodos analisados tem como fator determinante o desemprego. Além disso, o maior endividamento por parte da população, aliado aos fatores sazonais de início de ano, como o pagamento de IPTU, IPVA e despesas escolares, promoveram o aumento da inadimplência com cheques. Eles lembram que, mesmo com as devoluções em alta, os cheques ainda apresentam uma das menores inadimplências do mercado.
Fonte: InfoMoney, 19 de março de 2009