Movido a gasolina comum, o protótipo apresentado em Boston, nos Estados Unidos, tem tração nas rodas dianteiras para circular nas ruas e um propulsor para o voo. Quando está com sua configuração como carro, tem um tamanho que permite que seja guardado em uma garagem comum. Para os responsáveis pelo projeto, ele terá potencial para "mudar o mundo da mobilidade pessoal". "Os deslocamentos agora se tornam uma experiência integrada terra-ar sem dores de cabeça. É o que os entusiastas da aviação vêm buscando desde 1918", disse Carl Dietrich, presidente da Terrafugia.
Mas, mesmo se o protótipo for aprovado e lançado comercialmente, a experiência deverá ser para poucos. Por ser categorizado como uma aeronave esportiva leve, ela requer uma licença especial de piloto esportivo para pilotá-la. Além disso, o preço final de cada carro voador ficará em torno de US$ 200 mil (cerca de R$ 460 mil).
A empresa já abriu uma lista de espera para a compra das primeiras aeronaves produzidas, que espera colocar no mercado a partir de meados do ano que vem. Para os interessados em ter seu nome na lista de espera, a companhia exige um depósito de US$ 10 mil (cerca de R$ 23 mil).
Fonte: rádio BBC, 19 de março de 2009