Parking News

O rastreador, equipamento que possibilita a localização do veículo, é o próximo da lista de itens de segurança nos veículos, previsto para ser incorporado a partir de agosto. A adoção, porém, ainda está em análise pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), pois implica parcerias entre várias empresas. Pela norma aprovada, conforme explica o Estadão, o veículo deve ter o rastreador, mas acioná-lo ou não vai depender do consumidor, pois envolve o pagamento de uma mensalidade às empresas que monitoram os veículos.
O rastreador permite localizar o veículo em caso de furto ou roubo. Mas sua adoção também esbarra em discussões entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Ministério Público Federal, que considera o aparelho uma invasão de privacidade. Outro item que deve ser obrigatório a partir de 2010 é o freio ABS, que impede derrapagem nas freadas bruscas. Técnicos na área de segurança defendem que o ABS é mais eficaz do que o air bag, pois pode evitar o acidente, enquanto a bolsa apenas protege as pessoas no caso de ele ocorrer.
A partir de maio de 2010, também será fiscalizada a obrigatoriedade de cadeirinha e bebê conforto para crianças entre 0 e 7 anos.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 20 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo fica mais caro em Campinas (20/03/2009)

Desde o dia 23, o Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas tem um novo valor. O preço único para utilização, permitindo a permanência de até 5 horas, passou de R$ 1,90 para R$ 2,10. O último aum (...)

Imagens da CET vão para a internet (23/03/2009)

As imagens das câmeras de monitoramento do trânsito da Capital paulista deverão ser disponibilizadas na internet. A CET diz que a estrutura começará a ser montada no fim deste ano, após a revitalizaçã (...)

Emdurb quer ampliar rotativo em Bauru (14/03/2009)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdurb) de Bauru (SP) quer ampliar o número de vagas do estacionamento rotativo da Área Azul para a região do Shopping e do Poupatempo, noticiou (...)

Prefeitura pagará carros danificados pela chuva (19/03/2009)

Os proprietários dos carros que sofreram danos pelas enchentes que ocorreram no dia 17 podem pedir indenização à Prefeitura da Cidade de São Paulo, de acordo com o jornal Destak