Com isso, o etanol teve uma leve perda de vantagem para a gasolina na última semana. Para ser considerado vantajoso ao consumidor final, o preço do etanol tem que equivaler a menos de 70% do preço do combustível fóssil. Segundo dados da ANP, essa relação ficou, em média, em 65% no Estado, ante 64,9% na semana anterior, o que é considerada uma alteração quase imperceptível ao consumidor.
Na maior parte dos Estados onde o etanol é mais vantajoso que a gasolina, essa relação permaneceu na semana passada estável em relação às três semanas anteriores. Segue vantajoso ao motorista abastecer com etanol nos Estados de Goiás (65%), Mato Grosso (65%), Paraná (67%), além de São Paulo.
Nas usinas produtoras de etanol, os preços do biocombustível voltaram a cair, com a trégua das chuvas que atrapalharam a moagem de cana no mês de junho. O indicador Cepea/Esalq para o etanol hidratado, que é usado diretamente nos motores de veículos, recuou 1,58%, para R$ 1,1349 o litro, na semana entre 8 e 12 de julho.
No mesmo período, o indicador do anidro, que é misturado à gasolina na proporção de 25%, também se retraiu a R$ 1,3123, uma queda de 0,67%.
Fonte: jornal Valor Online, 15 de julho de 2007