O motorista do ônibus foi parado pela polícia, suspeito de estar dirigindo bêbado. Acabou reprovado no teste do bafômetro. "Foi notificado por conduzir o veículo estando embriagado, teve a carteira suspensa e pagará uma multa de R$ 950,00", aponta o tenente Fagner de Oliveira Dias. Ele tinha o direito de se negar a passar pelo bafômetro. A carteira seria apreendida, mas o motorista poderia ir para casa. A Lei Seca permite. Só que isso pode mudar. Quem se recusar a fazer o teste do bafômetro e tiver sinais claros de embriaguez vai ser levado para a delegacia. Essa é uma das mudanças nas leis de trânsito que estão em discussão na Câmara.
Para os caminhoneiros, parada obrigatória. A cada quatro horas, 30 minutos de descanso. A ideia é evitar acidentes provocados por longas jornadas.
Multas mais caras para todo mundo. A correção passaria a ser anual. "Quando pesa no bolso da pessoa ela pensa um pouquinho ao praticar a infração", concorda o engenheiro Antonio Torresilas. Para os motoqueiros, trafegar no meio dos carros, só se o trânsito estiver parado.
O Código de Trânsito atual está em vigor há 12 anos. Essa será a primeira grande mudança.
Fonte: Bom Dia Brasil, 29 de outubro de 2009