Para que o relacionamento entre pedestres e ciclistas seja bom, é preciso compreensão das duas partes. O Conselho Nacional de Trânsito determina que a bicicleta esteja sinalizada, visível para quem passa. Para estar bem equipada, a bicicleta tem de ter retrovisor, buzina, luz traseira, luz em baixo do selim e luzes na roda.
Em um trecho da Rua Humaitá, por exemplo, ciclistas pedalam na contramão, o que é proibido. Pelo código, lugar de pedestre é na calçada e de ciclista na ciclovia, ou circulando no mesmo sentido dos carros junto ao meio fio. Há ainda a chamada faixa compartilhada, onde os dois podem circular, mas a preferência é de quem caminha. O desrespeito à lei pode render uma multa e até a apreensão da bicicleta.
O prefeito Eduardo Paes disse que conhece os riscos e a necessidade de mais ciclovias na cidade. Mas as obras só vão acontecer no ano que vem. Enquanto as melhorias não vêm, vale a regra número um do trânsito: prudência.
O prefeito disse que 200 km de ciclovias vão ser construídos no Rio. Segundo ele, os projetos vão dar prioridade para as zonas Norte e Oeste, que têm menos espaço reservado para as bicicletas.
Fonte: Bom Dia Rio, 12 de outubro de 2009