Parking News

Cada vez mais aumenta o número de motocicletas pelas ruas, porém nem todos os motociclistas estão devidamente preparados para conduzir esse veículo de duas rodas. Antes de pensar em ter uma moto é importante saber que o equipamento de proteção é a prioridade, já que não é um mero enfeite. Quem dá o mínimo de valor a sua integridade física sabe a importância de usar o equipamento adequado, alerta o portal G1.
Capacete, botas, luvas, jaqueta ou macacão, independentemente do seu estilo e da finalidade de uso da motocicleta, o importante é pilotar seguro. Lembre-se que em se tratando de equipamento de proteção é preciso escolher aquele que atenda não só o bolso, mas também a proteção mínima.
Devidamente equipado, é hora de acelerar a máquina. Antes de tudo, é preciso ter em mente que a postura é fundamental. Coluna ereta, braços relaxados e pés paralelos ao solo. As mãos precisam ficar bem posicionadas para acionar os manetes, tanto da embreagem quanto do freio dianteiro. Já os pés precisam estar próximos ao freio e ao pedal do câmbio de marchas. Tudo isso se faz necessário para que as reações sejam rápidas em todas as circunstâncias da pilotagem.
O cuidado deve ser redobrado para pilotar na chuva. Se puder evitar, é melhor, uma vez que a visibilidade fica comprometida. Mas, se não tiver outro jeito, antes de mais nada o ideal é ter uma roupa apropriada, pois o desconforto compromete a pilotagem. Antes de enfrentar a chuva é necessário diminuir a pressão dos pneus, um pouco apenas, pois essa circunstância requer mais aderência ao solo. A pressão pode variar conforme a condição, mas lembre-se de não baixar muito. Feito isso, não vá esquecer de calibrar os pneus quando parar a chuva.
Com a pista molhada deve-se estar atento às poças de água, pois escondem buracos, pedras ou podem até mesmo causar uma aquaplanagem, condição em que as rodas perdem contato com o solo. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas. Ao percorrer trechos urbanos evite passar pelo canto interno das curvas. Nessa região fica toda a sujeira do asfalto, principalmente resíduos dos veículos pesados.
As faixas pintadas no asfalto costumam ser escorregadias mesmo no seco, portanto, evite andar por elas e mais ainda, evite acelerar ao passar. O mesmo vale para o momento de parar. Frear a motocicleta exige a distribuição entre os freios dianteiro e traseiro. O adequado é que essa proporção seja de 70% na roda dianteira e 30% na roda traseira, porém sempre de modo gradual e contínuo até a moto parar. Se frear no seco já exige cautela, com o piso molhado a atenção deve ser maior. A pressão que se exerce nos freios com chão seco deve ser a mesma nas condições molhadas, mas, pelo fato de o disco de freio estar molhado, pode ocorrer certo retardo na ação de frear.
Normalmente, o motociclista acaba aumentando a pressão nos freios, mas isso pode acarretar em grave queda, pois, embora o disco esteja molhado, conforme as pastilhas se comprimem contra o disco, a superfície seca. Quando isso ocorre o freio pode travar repentinamente.
Portanto, com chuva é preciso frear com muita cautela, mesmo nas emergências. Cuidado também com as manchas no asfalto: elas podem indicar algum problema, como óleo ou alguma substância escorregadia, desníveis de pista ou objetos soltos. Se for preciso, corrija a trajetória, porém sem se esquecer do tráfego a sua volta.
Transitar pela cidade pode parecer fácil, mas não é. O tráfego pesado exige muita cautela do motociclista. O correto seria ocupar uma faixa toda, assim como um carro ocupa, mas essa prática eliminaria a vantagem da moto no trânsito pesado, ou seja, serve apenas para o motociclista que está passeando, sem compromisso com as horas. Assim sendo, a primeira dica é ver e ser visto. Andar com o farol aceso, mesmo durante o dia, além de ser uma exigência do novo código de trânsito, é sempre mais seguro. Apesar de ser possível conduzir a moto por entre os carros, evite essa prática, principalmente em vias mais rápidas. O ideal é utilizar o corredor em vias lentas ou quando o tráfego está mais devagar.
Na ultrapassagem a regra é a mesma dos carros, ou seja, não se deve passar pela direita. Quando parar em um semáforo procure ocupar apenas uma faixa e, de preferência, o lado direito quando tiver mais de uma pista. Se for parar logo atrás de um automóvel, procure respeitar a distância mínima. Se acontecer de algum carro que vem atrás não conseguir parar, o motociclista não será prensado no carro da frente.
O mais importante de tudo é a atenção.
Fonte: portal G1, 15 de outubro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Aumenta número de carros clonados (13/10/2009)

O Detran do Distrito Federal registra aumento no número de carros clonados. Muitos motoristas só descobrem que foram vítimas do golpe quando recebem as multas. Em entrevista ao DFTV, o auxiliar de con (...)

A solução para a falta de vagas (16/10/2009)

O segredo está a oito metros de profundidade. Uma garagem subterrânea, onde os carros ficam empilhados. O sistema virou solução para desafogar estacionamentos nas grandes cidades. Neste caso, o motori (...)

Governo inaugura novo acesso na Dutra (17/10/2009)

O governador de São Paulo, José Serra, inaugurou dia 16 de outubro o novo acesso, de 10,7 km, entre as Rodovias Presidente Dutra e Carvalho Pinto, as duas principais do Vale do Paraíba, informa a Folh (...)

Projeto quer Área Azul todos os as (18/10/2009)

O sistema de Área Azul em Blumenau será cobrado das 8h às 22h, inclusive aos domingos. Estacionar o carro à vontade no Centro, só em feriados. É o que prevê um projeto de lei proposto pelo Executivo q (...)


Seja um associado Sindepark