A invenção funcionou tão bem em garagem de prédios e estacionamentos públicos que acabou chegando também às casas. Onde faltava espaço para estacionar agora sobra. Em vez de atulhar o jardim ou o pátio, guarda-se o veículo no subsolo.
A garagem subterrânea funciona com um macaco hidráulico, desses de oficina. O teto pode ser um disfarce de jardim ou um piso qualquer.
Mas a grande vantagem dessa invenção é o espaço extra, na parte de baixo. Em uma garagem são dois carros empilhados, mas poderiam ser três andares, com espaço para até seis veículos estacionados. De dois em dois, lado a lado.
"Seria muito útil, num país com o Brasil, onde o número de carros roubados é alto", sugere o diretor da fábrica de garagens. Wolfgang Lenk explica que, mais do que otimizar espaço, essa garagem oferece segurança. Afinal, diz ele, não tem como o ladrão entrar na garagem sem o acesso ao chip e aos códigos que acionam o sistema.
Uma garagem para seis veículos, por exemplo, custaria R$ 150 mil. A empresa que funciona há 60 anos já instalou 350 mil dessas garagens em todo o mundo. Resultado: ruas menos entupidas de carros, mais espaço para os pedestres.
Fonte: Jornal da Globo, 16 de outubro de 2009